FÁBULAS
Lembrando que a leitura e a contação trazem muitos benefícios para a educação e para os pequenos, incluir as fábulas na rotina é importante.
As fábulas são pequenas narrações que transmitem algum ensinamento ou lição, onde apresentam animais como personagens que agem como pessoas, cometem erros, acertos e possuem qualidades ou defeitos.
Ao ouvir uma fábula, as crianças tem a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento dos colegas quanto com os familiares.
As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam.
Meus alunos perceberam que na pracinha havia uma
trilha de formigas, ficaram encantados, lembrei da fábula "A cigarra e a formiga", contei para eles logo que entramos na sala, ouviram atentamente e após conversamos, sobre se gostaram, o que entenderam, alguns recontaram, até que enfim chegamos na moral da história, foi uma aula muito divertida e prazerosa, todos participaram demonstrando interesse.
LENDAS
As lendas brasileiras são influenciadas pela miscigenação na origem do povo, narrativas de cunho popular, transmitidas de forma oral de geração para geração, devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade, mas devemos levar em conta que uma história para ser criada defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de verdade.
A diferença entre mito e lenda, mito é um personagem ao qual a lenda trata, pois a lenda é a história sobre um determinado mito.
Exemplo de uma lenda.
O Boto cor-de-rosa
A origem dessa lenda vem da região Amazônica, norte do país. Por possuir um carácter indígena,e muito popular na região.
A lenda diz:
Que em noite de lua cheia,nas festas juninas. Um boto cor-de-rosa, sai do rio Amazonas transformando num lindo rapaz. Jovem, bem vestido, alinhado em um terno branco, e com um chapéu branco, para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande e pontiagudo.
Sai em busca de jovens belas e desacompanhadas, nas comunidades próximas. Com seu jeito galanteador, seduz a moça mais bonita e a encanta. O belo rapaz leva a moça até a margem do rio, onde a convida para um mergulho. No fundo do rio a engravida. Na manhã seguinte o rapaz volta a se transformar em boto e a jovem retorna para a sua comunidade grávida.
Ainda nos dias atuais, principalmente na região Amazônica, costuma se dizer que uma criança é filha do boto,quando não se sabe quem é o pai.
PARLENDAS
São conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo ou movimento corporal.
Exemplo de uma parlenda.
TRAVA-LÍNGUAS
Brincam com o som,a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças.
Exemplo de um trava-língua.
fonte de pesquisa:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1617529/mod_resource/content/1/Aula%208%20e%209.pdf
fonte de imagens: