Ao assistir o filme "Minha voz, Minha vida", proposto na interdisciplina de música no PEAD, me identifiquei, pois percebi como utilizo minha voz de forma errada, atualmente trabalho com uma turma de Jardim B, e como são pequenos produzem muitos ruídos, muitas vezes tenho que falar num tom mais alto para poder ser ouvida por todos. No início do ano perdi a voz muitas vezes, ficando difícil de trabalhar, com o filme aprendi técnicas de como chamar a atenção sem alterar o som da voz, e com certeza faz tempo que não fico afônica, para chamar a atenção de meus alunos hoje utilizo as palmas, e assim consigo que os mesmos fiquem atentos pois preciso falar, então preservo minha voz, procuro também beber muita água, percebi que tem me ajudado muito, foi excelente ter assistido esse vídeo pois me alertou de coisas que nunca havia percebido, inclusive a importância de ter um acompanhamento com um fonoaudiólogo.
ALERTA AOS PROFESSORES!
As dez principais recomendações para que os professores e os demais profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho possam preservar sua saúde vocal:
1º É importante não gritar ou pigarrear, pois isso agride as cordas vocais.
2º Apesar de parecer inofensivo, cochichar é tão prejudicial à saúde vocal quanto gritar.
3º O fumo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são hábitos nocivos à saúde da voz, e são os principais causadores de câncer na laringe.
4º Não falar muito quando estiver com infecção de via aérea superior (resfriado, gripe ou sinusite).
5º Não comer muito antes de dar aula.
6º Falar somente quando necessário, evitando nos intervalos das aulas.
7º Beber bastante água para manter-se hidratado.
8º Dormir bem para descansar a voz
9º Comer alimentos leves que não causem refluxo.
10º Quando apresentar sintomas como rouquidão por mais de 15 dias, dor ou engolir, dor no pescoço ao falar ou falta de ar, procure um médico otorrinolaringologista para orientá-lo sobre o diagnóstico correto e as medidas necessárias. visto em 21/07/2016
Vídeo do filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário