É uma língua que vem ganhando espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria, que nessa caminhada sofre opressões da sociedade que impõe um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um desses cidadãos. Através de lutas o povo surdo conquistou direitos de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade.
LIBRAS é reconhecida como uma modalidade gestual - visual, não utilizamos apenas as mãos mas gestos e expressões faciais, que podem ser aprendidas naturalmente pelas pessoas surdas, e pelos ouvintes pelo canal visual. É de uso corrente apenas no Brasil, como as línguas de sinais não são universais, cada país possui sua própria língua.
No Brasil a língua de sinais ganhou espaço a partir de 1857, quando Eduar Heut, um francês que ficou surdo aos doze anos, veio ao país a convite de Dom Pedro II para fundar a primeira escola de surdos para meninos primeiramente chamada Imperial Instituto de Surdos e Mudos, no Rio de Janeiro atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). O Instituto atendia surdos de todo o pais e funcionava como um internato, mas só aceitavam surdos do sexo masculino, além de aprenderem a se comunicar eram preparados para o trabalho. Só em 1931 o público feminino foi atendido, porque foi criado um externato com oficinas de costura e bordado. Foi através do Instituto que surgiram os primeiros líderes surdos que após terminarem seus retornaram para seus Estados de origem divulgaram a Língua Brasileira de Sinais, reuniram outros surdos e fundaram associações, escolas e grupos de luta pelos direitos dos surdos.
fonte de pesquisa;
www.portaldaeducação.com.br
http//sites.google.com/site/aimportanciadeaprenderlibras/home/o-que-libras
imagens;
https://www.google.com.br/search
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+libras&espv=2&biw=1366&bih=599&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiNj--K0pHNAhUEJCYKHTX2DdIQsAQIIQ&dpr=1#imgrc=w5CbiW4N4NHXxM%3A
Olá a postagem faz referência a conteúdos, autores e apresenta o tema de forma geral e contextualiza com fatores históricos. Para continuar em reflexões futuras, como sente-se em relação a libras? E a importância de saber libras na atuação do magistério? Contextualize com suas vivências e aprendizados sobre a interdisciplina. Att Glauber Moraes Tutor EAD Seminário Integrador!
ResponderExcluir