Na primeira primeira aula de libras no PEAD, confesso que estava ansiosa e tive uma grande felicidade em saber que nesse semestre teríamos uma interdisciplina tão importante, nunca tive contato com surdos, mas acredito na importância da aprendizagem e contato com libras. Foi uma aula excelente onde participamos e ficou claro a forma de como temos que nos dirigir aos surdos, acreditava que a forma correta era de identificá-los como deficientes auditivos (porém nem todo deficiente auditivo é surdo), aprendi que o termo correto é SURDO, e além de dizer que todo o surdo é mudo isso é mito, pois a pessoa que não ouve também não fala porque é impossível reproduzir sons que ela não conhece. Para a medicina é chamado surdo aquele que é diagnosticado com uma surdez profunda. Já o deficiente auditivo é a pessoa que pela a ciência, possui surdez leve ou moderada, muitas vezes podendo ser corrigida por aparelhos.
Na cultura surda, utiliza-se a linguagem de sinais para as pessoas possam interagir entre si. Porém há indivíduos que não conhecem, dependendo unicamente da leitura labial ou da escrita.
Música o Abecedário da Xuxa.
O primeiro contato que tive com libras foi na música o Abecedário da Xuxa, fez parte da minha infância, atualmente trabalho com uma turma de Jardim B, apresentei aos alunos o vídeo, foi uma experiência muito divertida, todos participaram tentaram acompanhar o alfabeto em libras e cantaram a música que já conheciam.
Fonte de pesquisa vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=IE61bi--yoQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário