terça-feira, 5 de julho de 2016

Poesia Comunicações

Plano de aula
Turma: Jardim B.
Faixa etária envolvida: 5 a 6 anos.
Data: 
Objetivos:  
Recitar a poesia explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
Despertar o interesse por poesia. 
Estimular a criatividade.  
Desenvolver a linguagem e a expressão oral. 
Identificar os meios de comunicação existentes na poesia.                                                                                                                                                                                                                                         
Desenvolvimento:                                                                                                                                  1ª etapa: Os alunos serão organizados em rodinha, nesse momento conversaremos sobre os meios de comunicação que conhecem e logo será lançada a pergunta se sabem o que é poesia? Após a conversa será feita a leitura da poesia.
                                            Comunicações                                                                                                        (Luciana Passos)
Palavras e mais palavras 
Vão voando pelo ar 
Escutamos e falamos  
Sempre a nos comunicar  
José seu melhor amigo 
Vai aniversariar 
Um telegrama depressa                                                                                                                             Meu abraço vai levar                   
Preciso telefonar!    
É urgente! Atenção! 
Quem nos socorre na rua?
É o nosso amigo orelhão                                                                                                                        Quem nos socorre na rua?
É o nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio e a televisão 
Transmitindo as notícias
Fazem a nossa união.
Por isso é que cuidamos
Com carinho e educação 
Dos meios que utilizamos
Para a nossa comunicação                                                                                                                                                                                                                                                                                             
2ª etapa: Ainda em rodinha conversaremos sobre a poesia, sobre o que fala e quais os meios de comunicação que aparecem na mesma.

3ª etapa: Após os alunos farão um desenho sobre a poesia, e juntos montaremos estes desenhos para ser exposto em uma televisão de sucata.


4ª etapa: Cada aluno apresentará seu desenho para a turma, recontando a poesia e utilizando a televisão como recurso.

Registros da aula.

1ª e 2ª Etapas:


   No primeiro momento foi feita uma rodinha com os alunos da turma do jardim B, logo perguntei aos alunos se sabiam o que era uma poesia, entre muitas respostas uma aluna me respondeu: “poesia é uma coisa bonita com palavras de amor e carinho  (Fernanda - 5 anos), conversamos sobre poesia e após fiz a leitura da poesia de Luciana Passos, os alunos ouviram atentamente, ainda na rodinha conversamos sobre a importância de nos comunicar uns com os outros e identificamos os meios de comunicação encontrados na mesma.

  3ª Etapa:
 

 

Dando sequência ao trabalho pedi que os alunos produzissem um desenho, expressando o que entenderam sobre a poesia, trabalharam de forma tranquila e fizeram lindos desenhos, a maioria desenhou os meios de comunicação que havia na poesia, montamos os desenhos em sequência, para passar na televisão de sucata.

 4ª Etapa:



Nessa última etapa cada aluno apresentou para os colegas o seu desenho e recontou a poesia conforme entenderam. A realização do plano de aula foi muita tranquila, os alunos participaram demonstrando interesse e de forma ativa, todos os objetivos propostos foram alcançados com sucesso.


Fonte de pesquisa do poema:





Nenhum comentário:

Postar um comentário