Plano de aula
Turma: Jardim B.
Faixa etária envolvida: 5 a 6 anos.
Data:
Objetivos:
Recitar a poesia explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
Despertar o interesse por poesia.
Estimular a criatividade.
Desenvolver a linguagem e a expressão oral.
Identificar os meios de comunicação existentes na poesia.
Desenvolvimento: 1ª etapa: Os alunos serão organizados em rodinha, nesse momento
conversaremos sobre os meios de comunicação que conhecem e logo será lançada a
pergunta se sabem o que é poesia? Após a conversa será feita a
leitura da poesia.
Comunicações (Luciana
Passos)
Palavras e
mais palavras
Vão voando pelo ar
Escutamos e falamos
Sempre a nos comunicar
José seu melhor amigo
Vai aniversariar
Um telegrama depressa Meu abraço vai levar
Preciso telefonar!
É urgente! Atenção!
Quem nos socorre na rua?
É o nosso amigo orelhão Quem nos socorre na rua?
É o nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio e a televisão
Transmitindo as notícias
Fazem a nossa união.
Por isso é que cuidamos
Com carinho e educação
Dos meios que utilizamos
Para a nossa comunicação
2ª etapa: Ainda em rodinha conversaremos sobre
a poesia, sobre o que fala e quais os meios de comunicação que aparecem na
mesma.
3ª etapa: Após os alunos farão um desenho sobre
a poesia, e juntos montaremos estes desenhos para ser exposto em uma televisão
de sucata.
4ª etapa: Cada aluno apresentará seu desenho
para a turma, recontando a poesia e utilizando a televisão como recurso.
Registros da aula.
1ª e 2ª Etapas:
No
primeiro momento foi feita uma rodinha com os alunos da turma do jardim B, logo
perguntei aos alunos se sabiam o que era uma poesia, entre muitas respostas uma
aluna me respondeu: “poesia é uma coisa bonita com palavras de amor e
carinho” (Fernanda - 5 anos),
conversamos sobre poesia e após fiz a leitura da poesia de Luciana Passos, os
alunos ouviram atentamente, ainda na rodinha conversamos sobre a importância de
nos comunicar uns com os outros e identificamos os meios de comunicação
encontrados na mesma.
3ª Etapa:
Dando sequência ao trabalho pedi que os alunos produzissem um
desenho, expressando o que entenderam sobre a poesia, trabalharam de forma
tranquila e fizeram lindos desenhos, a maioria desenhou os meios de comunicação
que havia na poesia, montamos os desenhos em sequência, para passar na televisão
de sucata.
4ª Etapa:
Nessa última etapa cada aluno apresentou para os colegas o
seu desenho e recontou a poesia conforme entenderam. A realização do plano de aula foi muita tranquila, os alunos participaram demonstrando interesse e de forma ativa, todos os objetivos propostos foram alcançados com sucesso.
Fonte de pesquisa do poema:
Nenhum comentário:
Postar um comentário