Piaget caracterizou três grandes classes de jogos, com inícios diferenciados, do ponto de vista das estruturas mentais, são eles:
criança de 0 a 02 anos |
Jogos de exercício
Período sensório - motor ( 0 aos 02 anos)
Onde inicia-se a atividade lúdica como uma série de exercícios motores simples, com uma finalidade de prazer do funcionamento, são exercícios de repetições de movimentos e gestos simples como sacudir objetos, emitir sons, jogar objetos repetidas vezes.
Ex.: Brincar de esconder -se o rosto atrás de um pano e depois mostrar-se.
criança de 02 a 07 anos |
Jogos simbólicos
Período pré - operatório ( 02 a 07 anos) As crianças produzem nesses tipos de jogos as relações do meio que vivem e assimilam a realidade, possibilitando a relação dos sonhos e fantasias. Ex.: Brincadeiras de casinha, escolinha e exploração da caixa de fantasias.
a partir dos 07 anos |
Jogos de regras
Período operatório - concreto ( a partir dos 07 anos) As crianças começam a estabelecer regras, são esses jogos que favorecem a socialização. Ex.: Futebol, jogo de xadrez, dominó e dama.
Fonte de pesquisa:
http://nuted.ufrgs.br/oa/JogoEdu/modulo2.htmlFonte de pesquisa das imagens:
Criança de 0 a 02 anos.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,69765428,00.jpg
Criança de 02 a 07 anos.
http://cms.codemix.com.br/upload/arquivos_conteudo/imgs/crian%C3%A7a%200%20a%207.jpeg
Criança a partir dos 07 anos.
http://www.xalingo.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/5_a_7_anos-mesa1.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário