segunda-feira, 24 de junho de 2019

Processo de ensino/aprendizagem - Modelos Epistemológicos

Relembrando a postagem sobre Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos, assunto muitas vezes discutido durante o curso do PEAD/UFRGS, este muitas vezes serviu de apoio para repensar e refletir sobre a nossa prática em sala de aula. 
Becker (2001) nos apresenta em seu texto tres diferentes formas de representação no processo enino/aprendizagem, onde nos faz entender e pensar, qual futuro cidadão queremos formar e qual papel como educadores queremos seguir.
Na epistemologia do Empirismo, o professor é transmissor de conhecimentos, apenas ele é capaz de ensinar, os alunos devem apenas absorver os conhecimentos do professor, sendo assim estes alunos são podados de sua capacidade de refletir, não tornam-se questionadores, mas cumpridores de ordem.
Na epistemologia do Apriorismo, o professor é auxiliador das aprendizagem dos alunos, pois acredita que o aluno traz consigo uma bagagem de conhecimentos, estes educandos recebem pouco estímulo do educador. 
Na epistemologia do Construtivismo, o professor media os conhecimentos dos alunos, num espaço aberto ao diálogo e reflexivo, constroem juntos as aprendizagens. O aluno formado neste ambiente torna-se pensante, crítico e reflexivo.
Durante a prática em sala pude perceber que um ambiente de trocas onde o diálogo prevalesse, este ambiente torna-se ativo, projetos com temas relevantes para os alunos surgem através de seus interesses em aprender, o aluno pesquisador é protagonista em seu processo de aprendizagem. 
Na turma de Jardim A, onde realizei o estágio trabalhamos com o tema arco-íris, onde partiu do interesse dos alunos, desenvolvemos uma pesquisa, as crianças trabalharam  em pequenos grupos de uma forma colaborativa. 
No meu ponto de vista trabalhar com um tema que realmente interessa aos alunos, estes tornam-se mais participativos e envolvidos no ambiente escolar, os momentos na escola tornam-se prazerosos e as aprendizagens mais significativas. 

Referencia:

BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In: Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001. Disponível em: http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf Último acesso em: 24/06/2019.

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