Existe três diferentes formas de representação ensino/ aprendizagem escolar:
- Pedagogia diretiva;
- Pedagogia não-diretiva;
- Pedagogia relacional.
Cada modelo pedagógico é sustentado por uma epistemologia.
1º Modelo Pedagógico Diretiva e Epistemologia do Empirismo: Temos a imagem do professor como um dono do saber, transmite o que sabe para o aluno que não sabe, o professor fala e o aluno escuta, o conhecimento é transmitido para o aluno que é visto como uma tábula rasa/ passivo só aprende o que o professor ensina, este é um exemplo típico de uma aula tradicional, onde a curiosidade dos alunos não tem importância.
2º Modelo Pedagógico Não Diretiva e Epistemologia do Apriorismo: O professor é um facilitador e um auxiliador dos alunos nas aprendizagens. Neste modelo tem-se a concepção de que o aluno traz consigo uma bagagem de conhecimento que necessita apenas de auxílio, neste caso o professor acredita que o aluno aprende por si mesmo.
3º Modelo Pedagógico Relacional e Epistemologia do Construtivismo: Esse modelo tem por objetivo um trabalho em conjunto, no qual a construção do conhecimento se da por reflexão, os alunos e os professores desenvolvem o trabalho juntos, nuca troca de saberes e experiências ou seja um aprende com o outro.
S- Sujeito, O- Objeto / A- Aluno, P- Professor |
No meu ponto de vista este terceiro modelo é o mais indicado para se trabalhar em sala de aula, pois tem por objetivo a interatividade, a relação, a participação, trabalho em conjunto, onde há melhores resultados beneficiando ambas as partes. Em minhas práticas cada vez mais venho procurando trabalhar com esse modelo pedagógico acreditando ser o mais eficaz, pois assim os alunos tem voz em sala de aula, trazem coisas novas e trocam experiências com todos no ambiente escolar, assim todos aprendem juntos, construindo e adquirindo novos conhecimentos.
Referência:
BECKER, Fernando, Educação e construção do conhecimento, 2 ed. Porto Alegre: Penso 2012. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2094550/mod_resource/content/2/Texto%20Modelos%20Pedag%C3%B3gicos%20e%20Modelos%20Epistemol%C3%B3gicos%20de%20Fernando%20Becker.pdf. Acesso em 22/10/2017.
Fonte de imagem: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=modelos+pedag%C3%B3gicos+diretiva+empirismo&oq=modelos+pedag%C3%B3gicos+diretiva+empirismo&gs_l=psy-ab.3...66223.70495.0.72151.12.11.1.0.0.0.144.1421.0j11.11.0....0...1.1.64.psy-ab..0.0.0....0.RQTfUy1vGBw#imgrc=828yQYZNSjwMXM:
Olá! Marina. Que bom está conseguindo se aproximar do modelo relacional - e a da epistemologia construtivista. Devemos a cada aula ser desafiados pelas questões de incertezas que possam acontecer nesse percurso. Continue se desafiando e aprendendo com o cotidiano escolar. Conseguiu realizar uma boa síntese! Parabéns!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS