terça-feira, 25 de junho de 2019

Escolas participativas e democráticas

Trago nesta postagem o assunto sobre escolas democráticas, relembrando uma postagem que realizei em 2018. Pensar em uma escola que proporcione um ensino de qualidade para todos, onde todos os envolvidos tomam as decisões e participam da elaboração do PPP, a modo de promover a participação, o envolvimento e a humanização no ambiente escolar.  
Além de promover a participação da comunidade o professor também necessita envolver os alunos na questão de sua aprendizagem, dando a eles a oportunidade de se expressarem, ouvir suas necessidades e interesses. 
Segundo Piaget "Unicamente na medida em que os métodos sejam "ativos" - isto é, confirmam a uma participação cada vez maior às iniciativas e aos esforços espontâneos do aluno - os resultados serão significativos." (PIAGET, 1977, p.54). Para o autor a prática de enino é pensar em utilizar um método ativo, por meio do qual o educando vai reconstruindo e reinventando, e não somente recebendo informações, todo o processo de ensino deve ser pensado para o aluno, e fundamentado na experimentação do mesmo.  
Sendo assim a escola torna-se um ambiente mais participativo e ativo, com os estudos sobre escolas democráticas muitas mudanças ocorreram em minha prática, pude compreender a importância de ouvir o interesse dos meus alunos a modo de promover desafios e atividades que envolvam suas participações ativas, procurando desenvolver projetos para e com os alunos.

Referência:
PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Tradução: Ivette Braga. 5 ed. Editora José Olímpio.  Rio de Janeiro, 1977, 89p.

Um comentário:

  1. Olá! ótima retomada com apresentação de conceitos e autores significativos que te auxiliaram a realizar esse aprendizado e que impacta na sua rotina como professora! Defenda a democracia e a participação na escola sem permitir que as ações sejam realizadas de gabinete! A luta inicia na escola a cada momento com a nossa participação!

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