domingo, 30 de junho de 2019

É tempo de avaliar

Final de semestre é tempo de entrega das avaliações, relembro a postagem sobre Avaliação na Educação Infantil.
Para avaliar na Educação Infantil é necessário traçar um caminho, para saber onde quer chegar é importante pensar em desenvolver uma proposta onde o aluno é o centro, repensar a prática e adaptar ao interesse dos alunos é essencial. 
Propor atividades com objetivos a serem alcançados é uma maneira de ajudar no momento de escrever os pareceres, levando em conta as potencialidades cognitivas da criança, acompanhando sua trajetória, suas mudanças e transformações. Como afirma BNCC:

Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. (2017, p. 37)

Entende-se que acompanhar a prática que é desenvolvida, registrar as participações dos alunos e perceber como envolve-se nas atividades propostas contribui muito no momento de  avaliar. 
O parecer descritivo é uma espécie de diagnóstico onde o professor faz uma análise do desenvolvimento dos alunos considerando suas diferentes áreas do conhecimento, reconhecendo as necessidades e as potencialidades dos educandos, sugerindo métodos para seu progresso.  


Referência:

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Último acesso em: 30/06/2019

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