Na Interdisciplina de Didática do curso PEAD da UFRGS, fomos convidadas a planejar e desenvolver uma atividade com os alunos, este trabalho foi proposto para ser realizado em grupo, trabalhei com mais duas colegas Cláudia e Nanci, onde decidimos contar para os alunos a história de Léia Cassol, "Ana, o cachorro e a boneca", as crianças participaram e demonstraram interesse, ao repetir e ajudar a contar a história, desenvolveram a linguagem, a memória e a atenção, ainda despertaram a criatividade ao produzirem uma máscara, utilizando cola colorida e materiais de sucata.
PLANO DE TRABALHO
DOCENTE
Instituição de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida.
Professoras: Cláudia Saraiva, Marina Ferreira e Nanci Andrade.
Turma: Jardim A.
Conteúdos:
Português,
matemática, história, geografia e ciências, artes, diversidade.
OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse para ouvir a história,
identificando os diferentes temas e elementos presentes no livro Ana, o
cachorro e a boneca, de Léia Cassol, oportunizando momentos de reflexão sobre a
história e respeitando as diferenças decorrentes dessas, essenciais no processo
de construção da identidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais,
atitudinais e procedimentais):
Motivar a atenção e a concentração através de ouvir a história;
Promover o interesse e a reflexão;
Identificar/reconhecer e nomear os elementos constantes na história e suas funções, conhecer as semelhanças e as diferenças;
Estabelecer relações com o seu cotidiano;
Exercitar a linguagem oral e a criatividade;
Expressar-se livremente através da produção gráfico-plástica;
Respeitar as diferenças.
DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE
ENSINO
Rodinha: contação da história, Ana, o cachorro e a boneca, utilizando o livro de Léia Cassol;
Conversar com as crianças sobre a história que ouviram;
Atividade: Sugerir desenhar. pintar, recortar uma máscara;
Disponibilizar
o livro, o jogo, o tambor, as bonecas para manuseio e brincadeiras com
mediação.
RECURSOS NECESSÁRIOS Livro,
boneca de pano (Ana), cachorro de pelúcia, jogo (caixa de ovo), tambor, boneca
da Ana (abayome), folhas de ofício, giz de cera e tesoura.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E
INSTRUMENTOS)
A
avaliação será através da observação do interesse e envolvimento dos alunos nas
atividades propostas.
Referência:
CASSOL, Léia. Ana, o cachorro e a boneca. Ed. Cassol, Porto Ale 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário