quinta-feira, 14 de junho de 2018

Atividade Hora do Conto

Na Interdisciplina de Didática do curso PEAD da UFRGS,  fomos convidadas a planejar e desenvolver uma atividade com os alunos, este trabalho foi proposto para ser realizado em grupo, trabalhei com mais duas colegas Cláudia e Nanci, onde decidimos contar para os alunos a história de Léia Cassol, "Ana, o cachorro e a boneca", as crianças participaram e demonstraram interesse, ao repetir e ajudar a contar a história, desenvolveram a linguagem, a memória e a atenção, ainda despertaram a criatividade ao produzirem uma máscara, utilizando cola colorida e materiais de sucata. 


PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Instituição de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida.
Professoras: Cláudia Saraiva, Marina Ferreira e Nanci Andrade.
Turma: Jardim A. 

Conteúdos:
Português, matemática, história, geografia e ciências, artes, diversidade.

OBJETIVO GERAL:
Despertar o interesse para ouvir a história, identificando os diferentes temas e elementos presentes no livro Ana, o cachorro e a boneca, de Léia Cassol, oportunizando momentos de reflexão sobre a história e respeitando as diferenças decorrentes dessas, essenciais no processo de construção da identidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (conceituais, atitudinais e procedimentais):  
  Motivar a atenção e a concentração através de ouvir a história;
  Promover o interesse e a reflexão;
  Identificar/reconhecer e nomear os elementos constantes na história e suas funções, conhecer as semelhanças e as diferenças;
    Estabelecer relações com o seu cotidiano;
    Exercitar a linguagem oral e a criatividade;
    Expressar-se livremente através da produção gráfico-plástica;
    Respeitar as diferenças.

DESCRIÇÃO DE CADA UMA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO
 Rodinha: contação da história, Ana, o cachorro e a boneca, utilizando o livro de Léia Cassol;
 Conversar com as crianças sobre a história que ouviram;
 Atividade: Sugerir desenhar. pintar, recortar uma máscara;
    Disponibilizar o livro, o jogo, o tambor, as bonecas para manuseio e brincadeiras com mediação. 

RECURSOS NECESSÁRIOS                                                                                                                      Livro, boneca de pano (Ana), cachorro de pelúcia, jogo (caixa de ovo), tambor, boneca da Ana (abayome), folhas de ofício, giz de cera e tesoura.     
   
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
A avaliação será através da observação do interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.                                        




Referência:
CASSOL, Léia. Ana, o cachorro e a boneca. Ed. Cassol, Porto Ale 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário