Os alunos da educação EJA, são
pessoas que por algum motivo não frequentaram a escola na idade apropriada,
muitos por necessidade de ter que trabalhar para ajudar na renda da família,
enquanto outros não puderam estudar para ajudar a cuidar dos irmãos mais novos
e também em outros casos devido ao fracasso escolar. Referente a prática
pedagógica o professor deverá considerar toda a experiência que o aluno traz e
a partir desta experiência, preparar as suas aulas, para que assim o aluno da
EJA sinta-se a vontade no ambiente escolar, respeitando o tempo que cada um tem
para aprender, levando o aluno a fazer reflexões com os conteúdos que aprende,
com a sua realidade e cotidiano, ampliando seus conhecimentos a fim de melhorar
sua qualidade de vida.
A linguagem e pensamento dos alunos da EJA já estão
desenvolvidos, pois são sujeitos históricos, sociais e com suas próprias
identidades culturais, sendo capazes de construir conhecimentos e aprendizado.
As aprendizagens dos sujeitos da EJA inicia-se muito antes de entrarem na
escola, quando aprendem a lidar com situações, com as necessidades e as
exigências do seu cotidiano na sociedade. Dentre as dificuldades que os alunos
encontram na sala de aula, no meu ponto de vista o principal é a falta de um
modelo de ensino flexível, um distanciamento dos conteúdos com a realidade dos
alunos. Como nos mostra a pesquisa da autora OLIVEIRA (1999), os alunos que
pertencem a diferentes grupos culturais (relações de classe, econômicas,
etárias, étnicas, religiosas etc.) provocam diferenças no funcionamento
cognitivo, pois os alunos que frequentaram pouco as escolas apresentam
pensamentos baseado em suas experiências individuais e nas relações real do seu
cotidiano, já aqueles que frequentaram a escola por mais tempo e são pessoas
que trabalham em diferentes áreas, como é o caso das pessoas de sua pesquisa
onde ela denominou de “focos de competência”, são pessoas que concentram muitas
habilidades necessárias para lidarem com problemas mais significativos.
É
importante ressaltar, para que o trabalho da EJA seja bem sucedido, deve-se
respeitar e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem e suas diferenças
culturais, a modo de contextualizar os conteúdos de ensino com a realidade dos
educandos, sob uma perspectiva sociocultural.
Referência:
IN: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO Set/Out/Nov/Dez 1999 nº 12. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, seembro de 1999. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/puginfile.php/2413786/mod_resource/content/2/RBDE12_06_MARTA_KOHL_DE_OLIVEIRA.pdf. Última visualização: 27/06/2018.
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