quinta-feira, 21 de junho de 2018

Inovações Pedagógicas

As Inovações Pedagógicas rompem com paradigmas, principalmente com a forma tradicional de ministrar as aulas, rompe com o modelo empirista de ensino/aprendizagem, onde o professor ensina e o aluno aprende num processo de repetição, memorização e padronização de conhecimentos. Em certas situações ainda há profissionais de educação que podem até utilizar ferramentas digitais em suas aulas, mas continuam ensinando os conteúdos de forma tradicional, utilizando de modelos matemáticos como sendo únicos modos de produzir conhecimentos.      
 Portanto podemos dizer que a novidade surge no processo de conhecer: quanto mais profundamente conhecemos algo, quanto mais for a rede de relações que conseguirmos criar, tanto maior serão as possibilidades de surgimento de novidades, o que pode provocar a inovação, justamente em função das diferenciações e das interações presentes na constituição dessa rede de relações, a qual implica constantes rupturas paradigmáticas.  (SCHLEMMER, 2006, p.39).
No entanto a inovação transforma a ação humana, que se dá através de trocas com o outro e com o meio que o sujeito está inserido. Através de um tempo cronológico e histórico estas inovações vem ganhando espaços, nas instituições de ensino, nas famílias nas indústrias entre outros.
As inovações pedagógicas não pressupões apenas a inclusão de novidades, mas consiste em inovar as práticas pedagógicas, possibilitando mudanças na forma de entender o conhecimento, apostando em novidades, utilizando as ferramentas tecnológicas, propondo e despertando nos alunos novas descobertas.
Entendo a importância de inovar nossas práticas pedagógicas, pois as coisas mudam o tempo todo e por este motivo é quase impossível na atualidade, os professores trabalharem de forma tradicional, no meu ponto de vista é necessário o professor estar aberto para mudanças e inovações a modo de transformar suas aulas. 


Referência:
SCHLEMMER, Eliane. O professor e o mundo da escola: O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista textual. Porto Alegre, v.1 n.8, p. 33 - 42, set.2006. Disponível em:  https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2425153/mod_resource/content/4/SCHLEMMER_O%20trabalho%20do%20professor%20e%20as%20novas%20tecnologias.pdf. Ultima visualização em: 21/06/2018.


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