A relação com a música muitas vezes inicia-se no ventre materno e segue no decorrer de sua infância. Nas brincadeiras usam a música como uma forma de expressão, batendo palmas, os pés e movimentando-se conforme o ritmo e ainda através dela estabelecem regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagens.
As brincadeiras cantadas são sempre dinâmicas e funcionais, cumprindo o papel
de satisfazer as necessidades afetivas, intelectuais e morais, sociais ou de expressão religiosa. As crianças brincam com as canções através delas entram no universo dos códigos sociais. (MAFFIOLETTI, 2004, p. 36)
Ao trabalhar com música despertamos na criança sua concentração, memorização, consciência corporal, coordenação motora, com o cantar ocorre com frequência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo, além de tudo é um meio de expressão de idéias e sentimentos muito apreciado pelas pessoas. Desde muito cedo a música adquire grande importância na vida de uma criança.
Quando trabalho com música, as aulas ficam divertidas e encantadoras, os meus alunos participam demonstrando entusiasmo e alegria, muitas vezes deixo que escolham as músicas, cada um sugere e o grupo todo quando sabem catam junto com os colegas, os alunos gostam muito das músicas tradicionais, onde conhecem a letra e a melodia na ponta da língua, eu particularmente como apreciadora da música, muitas vezes procuro novidades respeitando e entendo a criança como um ser único com características próprias que interagem com outras crianças e também explora diversas peculiaridades em todos os aspectos.
Devido a importância de trabalhar com música nas escolas, acrescento esse vídeo que achei muito interessante sobre os benefícios da música nos processos de aprendizagem.
Fonte de pesquisa:
file:///C:/Users/Marina/Downloads/2011%20A%20musica%20na%20infancia_compreens%C3%A3o%20do%20outro%20(4).pdf
https://www.youtube.com/watch?v=4bAzZ48jcv0