domingo, 3 de fevereiro de 2019

Uma das postagens que destaco refere-se a aprendizagem, onde foi postada no ano de 2016, nesta apenas realizei uma cópia de uma postagem no fórum, que foram respondidas algumas perguntas sobre a aprendizagem.
Muitos conhecimentos foram adquiridos durante o curso do PEAD e muitas vezes discutimos como ocorre a aprendizagem, explorando as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, cada um com suas principais ideias e teorias. 
Para Piaget o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo de  acomodação e assimilação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas mentais.
Vygotsky nos mostra que o individuo aprende através do meio, na interação com o outro e a aprendizagem se dá de fora para dentro.
Já Wallon nos traz a questão da afetividade.
De acordo com Becker (2001, pg. 57) "Formular questões desafiadoras e que, ao mesmo tempo, estão dentro das possibilidades do sujeito é uma forma de educar que contempla, simultaneamente, a aprendizagem do ponto de vista cognitivo e, além disso, satisfaz a dimensão afetiva do processo de aprendizagem." 
Esta citação me faz refletir o papel do professor de mediador de conhecimentos, este deve propor atividades que desafiam os alunos, onde estes possam tornar suas aprendizagens mais significativas, sendo capazes de buscarem novos conhecimentos com o auxílio do professor. Para que a aprendizagem ocorra é importante pensar no aluno como um todo, respeitando suas particularidades, motivando -os e formando seres capazes de serem críticos e reflexivos.                                                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário