segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Métodos Globalizados e Educação Infantil.

A postagem em Abril de 2017, sobre métodos globalizados, me fez relembrar o meu período de estágio na educação infantil, onde trabalhei com o projeto meio ambiente e muitos assuntos foram abordados, um destes assuntos partiu do interesse dos alunos quando observei após desenhos que produziram, que estavam interessados em saber mais sobre o arco-íris, foi a partir deste momento que iniciamos um trabalho de pesquisa, primeiro perguntei aos alunos o que sabia sobre o arco-íris e o que gostariam de saber, o quandro ficou da seguinte forma:

O que sabemos sobre o arco-íris.
O que gostaríamos de saber sobre o arco-íris.
É feito com sol e chuva. (Danilo)
Aonde ele fica no chão. (Leonardo)
Várias cores. (Danilo)
Será que a gente consegue escorregar no arco-íris? (Danilo)
Cores lindas pros passarinhos. (Thierry)
Por que o arco-íris tem cores? (Jimmy)
Montão de cor. (Jean)
Qual é a altura do arco-íris? (Bruno)
Muito, muito, muito grande (Gabriel).
De onde ele vem? (Lívia)

Como a gente chega ao arco-íris? (Miguel)

Pode ser infinito? (Jimmy)
       
E assim foi proposto que os pequenos pesquisassem em casa sobre o Arco-íris, com a ajuda dos pais. Na semana seguinte as crianças trouxeram suas pesquisas e estas foram apresentadas para os colegas em seguida as crianças trabalharam em pequenos grupos e assim descobriram muitas coisas, exploramos o número e as cores, trabalhando a questão do número e suas quantidades, desenvolvemos a linguagem, muitas vezes exploradas em trocas de conversas e também trabalhamos com ciências entendendo como o arco-íris se forma.
Embora sejam alunos pequenos (4 à 5 anos), trabalharam e empenharam-se em trazer para a sala alternativas, dando forma e organizando as idéias que tinham sobre o tema, desta maneira despertaram sua capacidade de buscar respostas para suas dúvidas, sendo o professor um mediador destes conhecimentos. 
Assim com esta atividade entendo que os alunos foram protagonistas principais de suas aprendizagens, participaram e compreenderam sobre o Arco-íris, concluíram que possui sete cores, forma-se das gotinhas de água que refletem a luz do sol, que não podem escorregar pois ele é de água e por fim que o arco-íris é infinito, não tem fim. 

Fotos: 
Grupos trabalhando nos cartazes que foram apresentados para os colegas.





Imagens de arquivo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário