segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Espaço e tempo II

Em fevereiro de 2017 fiz uma postagem sobre o espaço e o tempo, quando reli o título logo pensei que a postagem referia-se a uma escola tradicional, onde deve-se ser seguido o planejamento de forma rígida e as atividades deveriam ocorrer num tempo determinado do início ao fim. Mas, ao continuar a leitura afirmo que a escola é um ambiente de todos, assim como as decisões devem ser tomados por todos, e os alunos tenham voz no ambiente escolar, podendo tomar decisões e também poder escolher o que deseja aprender e o que os interessa.
As atividades planejadas devem contar com a participação ativa dos alunos, garantindo à elas a construção de noção de tempo e de espaço, possibilitando que entendam como as situações são organizadas e ainda assim permitimos um ambiente rico em variadas interações sociais, onde os alunos participam de uma forma colaborativa e os momentos e os espaços são planejados com a participação do aluno.
Muitas das atividades da nossa rotina,são organizadas para nos auxiliar no período que as crianças estão na escola, desta forma fica fácil dispor o espaço para que todos sintam-se acomodados, possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.   

É importante pensarmos em organizar o tempo  e o espaço, apropriando as atividades com o espaço que se obtém no ambiente escola, quanto ao planejamento este deve ser flexível, com possíveis variáveis, não necessariamente ter um início e um fim cronometrado.                                                                      

No meu período de estágio, algumas vezes foi necessária a mudança do planejamento, algumas vezes por falta de interesse dos alunos, outras que as atividades tiveram de ser trocadas de ambiente devido ao tempo (chuva), ou ainda estender-se por mais tempo, pois as crianças traziam assuntos novos.No meu ponto de vista foi desta forma que os alunos foram construindo seus conhecimentos num ambiente onde o tempo e o planejamento eram modificados a cada necessidade e interesses dos mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário