sábado, 2 de janeiro de 2016

Pensando aprendizagem

1)    O que é aprendizagem?    
Aprendizagem é quando adquirimos conhecimentos através de algum assunto, fatos ou experiências que nos são transmitidas no decorrer da vida, estamos aprendendo constantemente quando observamos e estudamos. Comportamentos esse que nos permite de forma crítica criar novas ideias e gerar novos conhecimentos.

2)      Como ocorre a aprendizagem?
A aprendizagem pode ocorrer de várias formas, como um exemplo as crianças pequenas, que aprendem nos observando e nos imitando, através de estudos, pesquisas, vivenciando experiências, buscando sempre algo novo em todas as fases de nossa vida.

3)    Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
A aprendizagem é o resultado do desenvolvimento, que se dá através de nossas experiências e as mudanças que ocorrem no decorrer de nossas vidas.

4)    Qual a relação entre ensino e aprendizagem?
Estão relacionados, pois não há ensino sem aprendizagem e nem aprendizagem sem ensino. O conhecimento é a base desse processo de trocas entre professores e alunos. O ensino é a resposta da aprendizagem.

5)    Qual a relação entre afeto e aprendizagem?
O afeto é muito importante para a aprendizagem, a criança num ambiente afetivo sente-se segura e motivada, essa deve ser a primeira preocupações do professor, tornar o ambiente escolar prazeroso e haver uma ótima relação entre o professor e o aluno.

6)    Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?

O ensino nas escolas deve ser algo motivador, dando oportunidades para que os alunos busquem conhecimentos, havendo trocas de experiências com colegas e professores, sendo esse um ambiente prazeroso e com muito afeto, onde todos tenham oportunidades de expor suas ideias e esclarecer dúvidas, enfim aprendendo juntos.

Um comentário:

  1. Nossa Marina! Realmente são muitas questões que nos envolvem sobre a aprendizagem. Pensar sobre a aprendizagem é bem gostoso. A mim mobiliza. Fico muito curiosa para saber como os alunos aprendem, o que pensam e o que minhas ações repercutem no pensamento deles. Concordo contigo a escola poderia ser bem melhor do que realmente é. Poderia ensinar os alunos a aprender. Poderia trabalhar os componentes curriculares de forma integrada. Na teoria a escola sabe muito, mas na prática faz pouco. Não é verdade? Essa tua postagem, sei que já faz um tempinho que realizastes. Não há a necessidade de modificar. Mas ela ficou extensa e não nos trouxe exemplos práticos de sala de aula. Fiquei curiosa para saber como tu acreditas que possa tornar a tua sala de aula mais atraente. Como dar maior valor para o prazer por aprender? Exemplos práticos. Porque o divertido não é somente fazer coisas engraçadas. Divertido também é desafio de verdade. O que achas? Se fizer algum comentário a partir do meu, por favor me avisa por mensagem moodle para continuarmos dialogando. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir