Ao estudar os textos propostos na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, pude entender no texto de Zabala, que este defende a organização dos conteúdos pelo método globalizado e sua perspectiva centra-se exclusivamente no aluno e suas necessidades educacionais.
Apresenta as diferentes propostas sobre a pedagogia de projetos.
Diante de vários métodos globalizados, são analisados quatro:
# Centro de interesses de Decroly: parte de um núcleo temático motivado para o aluno, seguindo o processo de observação, associação e expressão, onde integram diferentes áreas do conhecimento. Consiste em formar cidadãos preparados para conhecer e interagir com o meio.
# Métodos de projetos de Kilpatrick: parte da possibilidade de elaborar um projeto em comum e de execução, sentindo-se protagonistas em todo o processo e estimulando a iniciativa responsável de cada um no seu grupo . Preparando o cidadão para a vida, sendo pessoas solidárias que "sabem fazer".
# Estudo do meio do MCE (Movimento do Cooperazione Educativa da Itália): constroem o conhecimento através do método científico. A pesquisa será o processo natural de aprendizagem na medida em que está relacionado com o ambiente e o interesse do aluno. Ação educativa e a formação de cidadãos democráticos e com espírito científico.
# Projetos de trabalhos global: a fim de conhecer um tema, desenvolvem um trabalho como resultado de uma pesquisa pessoal ou em equipe. Esse tem como enfoque formar cidadãos capazes de aprender a aprender.
Embora todos priorizem o aluno e como aprendem, o aspecto que enfatizam na função social é diferente, apesar destas diferenças o principal objetivo doa métodos consiste em conhecer a realidade e pensar sobre ela.
Conclui que estes métodos globais nascem quando o aluno se converte em ser o protagonista principal da aprendizagem, participam e compreendem a realidade que estão inseridos.
No texto de Fernando Hernández, pude encontrar algumas aspectos semelhantes a primeira leitura.
Entende-se que a construção da realidade vem de um todo e não apenas de um ponto específico, tendo como enfoque a organização escolar e as concepções do ensino aprendizagem, o autor defende também as experiências como projeto de trabalho que aplica a colaboração e a exploração de alternativas, dando forma e organizando as ideias, onde os professores podem compreender e construir uma escola geradora de culturas e diversidades não só de aprendizagens e conteúdos.
Referências:
ZABALA, Antoni. La Práctica Educativa. Como Enseñas. 2008. (Capítulo 60.
HERNÁNDEZ, Fernando, Transgressão e mudança na Educação. Os Projetos de Trabalho. 1998. (Capítulo 1).
fonte imagem:
http://files.carreiraacademica.webnode.com.br/200000117a9584a9cf8/Interdisciplinariedade%20na%20Sa%C3%BAde%201.JPG
Olá! Que bom ler uma postagem com referências, que faz a relação entre conceitos e aprendizagem realizada! Aguardo novidades. Em relação a esses métodos você já utilizou eles em sala de aula, ou a teoria está longe da tua prática? Nós conte um pouco do ponto de vista prático essa relação de teoria e prática.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador
PEAD-UFRGS