A educação inclusiva é um movimento amplo, onde não se
restringe apenas a inserção de pessoas com deficiência no ensino regular, mas
requer uma nova organização da escola que considera a diferença de todos, sendo
esta uma instituição que aprende com as diferenças e se preocupa em oferecer o
melhor do ensino reconhecendo o aluno como sendo capaz de aprender.
Muitas
vezes quando nos deparamos com alunos portadores de deficiência dentro de nossa
escola, não sabemos como agir, acreditando que não estamos preparados para
atendê-los da forma que merecem a conduta do professor também pode excluir a
pessoa com deficiência do sistema educacional geral.
Desenvolvemos
muitos preconceitos, principalmente quando associamos a deficiência com a
capacidade de aprender, classificando-os como coitadinhos não sendo capazes de
se desenvolverem como os outros, mas devemos entender que o aluno não é marcado
e definido por uma categorização, a convivência com os alunos é o melhor
caminho para que o outro seja reconhecido na medida em que se constrói esta
relação em professor e aluno. A escola se prepara para receber todos os alunos,
conhecendo-os diretamente em suas diferenças no cotidiano escolar.
Acredito
que nós professores devemos tratar todos os alunos da mesma forma independente
de sua deficiência, devemos procurar entender as necessidades destes alunos,
para melhor atende-los, procurando não excluir estes, tratando-os de forma
diferente dos demais, mas sim os incluir em todas as atividades respeitando
suas limitações.
Referência:
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. Diferenças e Preconceito na escola alternativas teóricas e práticas/ Coordenação de Júlio Groppa Aquino.- São Paulo: Summus 1988, (vários autores).
Disponível:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2185271/mod_resource/content/1/4.%20Sobre%20crocodilos%20e%20avestruzes.pdf. Último acesso em 04/11/2017.
Imagem retirada do google: http://ipodine.pt/educacao-especial-e-inclusao-duas-faces-de-uma-mesma-moeda/#prettyPhoto/0/
Nenhum comentário:
Postar um comentário