terça-feira, 14 de novembro de 2017

Relações étnico- raciais na Educação Infantil.




 Na interdisciplina de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História, no curso de PEAD da UFRGS, foi proposto que após a leitura do material:"Orientações e Ações para Educação das Relações étnicos - raciais", deveríamos desenvolver atividades de acordo com a faixa que atuamos. 
Como atualmente trabalho na Educação Infantil, com uma turma de Berçário,  escolhi como atividade trabalhar o livro “Menina Bonita do Laço de fita” na hora do conto.                                                                        Os alunos forma organizados na rodinha e então com o auxílio do livro contei a história demonstrando as gravuras, as crianças participaram demonstrando interesse,  aqueles que falam algumas palavras, acompanharam a fala do coelho “Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?”, a cada resposta da menina as crianças se divertiam ao perceber tudo que o coelho ia fazer para ficar pretinho. Após as crianças ouvirem a história apresentamos aos pequenos uma família de bonecos negros, onde há a mamãe, papai, vovô, vovó e irmãos, as crianças exploraram e compartilharam esses bonecos uns com os outros, desta forma os alunos socializaram as relações étnico-raciais através do lúdico.

"É com o outro, pelos gestos, pelas palavras, pelos toques e olhares que a criança construirá sua identidade e será capaz de representar o mundo atribuindo significados a tudo que a cerca. Seus conceitos e valores sobre a vida, o belo, o bom, o mal, o feio, entre outras coisas, começam a se construir nesse período."                                                                                                                      (Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília, 2006, pg 31).
                    
Ao realizar a leitura do texto proposto pela interdisciplinar, no capítulo “sugestões de atividades”, identifiquei algumas que também já realizei com meus alunos, quando trabalhei o projeto identidade, na sala ficou exposto um espelho na altura das crianças onde poderiam ter acesso ao momento que quisessem, muitos olhavam-se por diversas vezes no dia, tocando em seu cabelo, verificando sua aparência. Outra atividade que destaco foi um baile de carnaval realizado com a turma, em uma caixa trouxe diversas fantasias, cada um escolheu a sua e após todos estarem prontos, dançamos ao som de marchinhas de carnaval.
Entendendo que a Educação Infantil tem um papel social de atender as necessidades das crianças constituindo-se um espaço de socialização, de convivência entre iguais e diferentes e suas formas de pertencimento como espaço de cuidar e educar, permitindo levar as crianças a explorarem o mundo através de novas vivências e experiências, utilizando de diferentes recursos como na contação de histórias e através de jogos e brincadeiras.

Fotos das atividades.
1)Hora do Conto: “Menina bonita do laço de fita”.
  
 

2) atividade “Projeto Identidade”, utilizando o espelho.

 
3) Baile de Carnaval.


                         



 Referências:

MACHADO, Ana Maria, Menina bonita do laço de fita, São Paulo, Ed. Ática.

Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, “Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais”, Brasília, SECAD, 2006.

Um comentário:

  1. Olá! Que lindo esse relato de prática de ensino. Com essas ações conseguimos atingir nosso objetivos de forma prazerosa e lúdica. Buscar fundamentos nas interdisciplinas e documentos de estudo, auxiliam na construção de conceitos e argumentos, que foram inseridos e articulados com a tua prática. Parabéns!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir