Na interdisciplina de Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História, no curso de PEAD da UFRGS, foi proposto que após a leitura do material:"Orientações e Ações para Educação das Relações étnicos - raciais", deveríamos desenvolver atividades de acordo com a faixa que atuamos.
Como atualmente trabalho na Educação Infantil, com
uma turma de Berçário, escolhi como
atividade trabalhar o livro “Menina Bonita do Laço de fita” na hora do
conto. Os alunos forma organizados na
rodinha e então com o auxílio do livro contei a história demonstrando as
gravuras, as crianças participaram demonstrando interesse, aqueles que falam algumas palavras,
acompanharam a fala do coelho “Menina
bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?”, a
cada resposta da menina as crianças se divertiam ao perceber tudo que o coelho
ia fazer para ficar pretinho. Após as crianças ouvirem a história apresentamos
aos pequenos uma família de bonecos negros, onde há a mamãe, papai, vovô, vovó
e irmãos, as crianças exploraram e compartilharam esses bonecos uns com os
outros, desta forma os alunos socializaram as relações étnico-raciais através
do lúdico.
"É com o outro, pelos gestos, pelas palavras, pelos toques e olhares que a criança construirá sua identidade e será capaz de representar o mundo atribuindo significados a tudo que a cerca. Seus conceitos e valores sobre a vida, o belo, o bom, o mal, o feio, entre outras coisas, começam a se construir nesse período." (Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília, 2006, pg 31).
Ao
realizar a leitura do texto proposto pela interdisciplinar, no capítulo
“sugestões de atividades”, identifiquei algumas que também já realizei com meus
alunos, quando trabalhei o projeto identidade, na sala ficou exposto um espelho
na altura das crianças onde poderiam ter acesso ao momento que quisessem,
muitos olhavam-se por diversas vezes no dia, tocando em seu cabelo, verificando
sua aparência. Outra atividade que destaco foi um baile de carnaval realizado
com a turma, em uma caixa trouxe diversas fantasias, cada um escolheu a sua e
após todos estarem prontos, dançamos ao som de marchinhas de carnaval.
Entendendo que a Educação Infantil tem um papel social de atender as
necessidades das crianças constituindo-se um espaço de socialização, de
convivência entre iguais e diferentes e suas formas de pertencimento como
espaço de cuidar e educar, permitindo levar as crianças a explorarem o mundo
através de novas vivências e experiências, utilizando de diferentes recursos
como na contação de histórias e através de jogos e brincadeiras.
Fotos das atividades.
1)Hora do Conto: “Menina bonita do laço de fita”.
2) atividade
“Projeto Identidade”, utilizando o espelho.
3) Baile de Carnaval.
Referências:
MACHADO, Ana
Maria, Menina bonita do laço de fita, São Paulo, Ed. Ática.
Ministério
da Educação/ Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, “Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais”, Brasília,
SECAD, 2006.
Olá! Que lindo esse relato de prática de ensino. Com essas ações conseguimos atingir nosso objetivos de forma prazerosa e lúdica. Buscar fundamentos nas interdisciplinas e documentos de estudo, auxiliam na construção de conceitos e argumentos, que foram inseridos e articulados com a tua prática. Parabéns!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador
PEAD UFRGS