domingo, 1 de julho de 2018

Vygotski, Piaget e Wallon


Dados pessoais:
Lev Semenovich  Vygotski (1896 - 1934), formou-se em direito e estudou literatura e história.
Jean Piaget (1896 - 1980), pesquisador e filósofo suíço, formou-se em ciências naturais.
Henri Wallon (1879 - 1962), pesquisador e professor francês, graduou-se em medicina e estudou psicologia e filosofia.

Suas teorias:
Vygotsky, nos traz a ideia que o desenvolvimento da estrutura cognitiva do indivíduo é um processo que se dá na interação com o meio social, na apropriação da experiência histórica e cultural.
Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá em estádios sequencias, que são eles: sensório-motor (0-02 anos), pré-operatório (2 - 7 anos), operatório concreto (7 - 11 anos) e operatório formal (11 - 15 anos ou mais).
Wallon, o desenvolvimento cognitivo e afetivo se dá em estágios de maneira descontínua, a partir do potencial genético, inerente a espécie e a fatores ambientais e sócio-culturais. Os estágios são: Impulsivo emocional, Sensório motor e projetivo, Personalismo, Categorial, Puberdade e adolescência.

Para eles o processo de aprendizagem:
Para Vigotski este processo ocorre dentro da Zona de desenvolvimento Proximal (ZDP), através da interação do sujeito com o seu meio, o professor tem o papel de mediar estes conhecimentos, para isto deve conhecer os conhecimentos prévios de seus alunos, encorajando os mesmos a assumir a responsabilidade sobre sua própria aprendizagem.
O desenvolvimento caminha do meio social para o individual.
Para Piaget, a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo aos seus estádios, cabe ao professor conhecer em qual estádio seu aluno encontra-se, a modo de despertar sua curiosidade, Piaget nos diz que para que o indivíduo aprenda é necessário que haja uma inquietação, um desiquilíbrio, em relação a um dado novo este deve fazer assimilações a modo de acomodar-se, modificando as estruturas mentais em relação ao que lhe foi apresentado.
O desenvolvimento parte do individual para o social.
Para Wallon, a aprendizagem se dá na relação da afetividade, engajamento e cognição. Humanista.
Não é adepto da ideia de que a criança cresce de maneira linear, a criança se desenvolve com seus conflitos. O pensamento infantil é fluído oscilando entre hipótese contraditórias e interferência mútua entre linguagem verbal e imagem.
O desenvolvimento é um processo descontinuo e social.

As principais semelhanças:
Os três são sócio-interacionistas, pensavam no indivíduo como um ser social, deram contribuições importantes para a educação através de suas teorias psicogenéticas, levaram em conta a base biológica do pensamento psicológico. 

As principais diferenças:
Piaget e Wallon, focaram suas análises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento a adolescência, Vygotsky pensou o desenvolvimento e a aprendizagem como algo que ocorre por toda a vida, desde o nascimento. 
Piaget privilegiava a maturação biológica como condição ao desenvolvimento cognitivo (aprendizagem), Vygotsky a interação social e Wallon a afetividade. 
Para Piaget o processo do pensamento é resultados dos esquemas, a linguagem é um resultado do desenvolvimento dos processos mentais. Vygotsky e Wallon  não só viam pensamento e linguagem como interdependentes e recíprocos,mas atribua grande importância a aquisição da linguagem,pois ela diretamente influenciava as funções posteriores.
  


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