Apesar de Vygotski ser um estudioso das teorias de Piaget, apresenta semelhanças e diferenças frente a suas teorias, ambos são interacionistas e construtivistas, admitem que o conhecimento não é somente uma função mental, mas depende da interação pessoa-meio-objeto.
As primeiras
investigações de Piaget em relação ao pensamento e a linguagem tinham como
objetivo descobrir como as novas interações se acomodam com as ações anteriores
(reflexos e esquemas sensórios motores) e como atuam em fatores internos e
externos de cada individuo. Lev Vygotsky teorizava sobre o
desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, o
homem inserido na sociedade e sua maior contribuição esta nas reflexões sobre o
desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em sociedade
(desenvolvimento do pensamento e da linguagem).
Segundo a teoria epistemológica de
Piaget, o desenvolvimento do indivíduo acontece ao longo da vida por
sobreposição de estágios modificando estruturas já existentes, desta forma
também explica o pensamento e a aquisição da linguagem. Entre o zero e os dois
anos, a criança esboça indícios de linguagem que elabora a partir das suas
percepções e ações. A seguir inicia o processo de conscientização, nas ações o
significado e nas percepções o significante.
Para Vygotsky pensamento e linguagem,
inicialmente independentes, passam a se desenvolver numa relação de
interdependência por volta dos dois anos, onde o cognitivo e a fala se cruzam.
A criança aprende o nome das coisas (fala racional) e o significado delas
(pensamento verbal). Através da curiosidade vai aumentar seu vocabulário,
portanto a criança protagoniza a sua aprendizagem, é o sujeito no processo de
aquisição da linguagem de forma dialógica, pois é na interação com o meio que
adquiri conhecimento.
Diferente da teoria de Piaget que acredita
que uma aprendizagem se agrega na outra, Vygotsky considera o que a criança
está aprendendo e não o que já aprendeu. A cultura se integra ao homem pela
atividade cerebral estimulada pela interação entre indivíduos e mediada pela
linguagem. O desenvolvimento cognitivo se dá através da interação com outros
indivíduos e também com o meio que está inserido, para que ocorra a
aprendizagem, esta deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento próxima
(ZDP), a relação de distância entre o real e o potencial como uma área
existente entre o que o indivíduo já sabe (um conjunto de conhecimentos e
comportamentos que a criança é capaz de produzir- conhecimento real) e o que o
sujeito possui para aprender, capacidade de dominar novos conhecimentos
(conhecimento potencial), este precisa de auxílio e o professor então age como
mediador, nas interações interpessoais e na interação dos objetos de
conhecimentos.
Piaget acredita que a aquisição de
conhecimento esta estreitamente ligada ao desenvolvimento que segue uma
sequencia fixa de estágios com poucas influências externas. Considera a
linguagem mais complexa que a comunicação e que acontece somente no final do
período sensório-motor. Para Piaget as manifestações orais do bebe de choro e balbucio
ainda não são consideradas como linguagem, já Vygotsky considera estas
manifestações estágio do desenvolvimento da fala, pré-linguístico do pensamento
e pré-intelectual da fala.
Após os dois anos de idade, a
criança passa a elaborar pré-conceitos. Neste período que Piaget chama de
Pré-operatório, inicialmente a linguagem acontece por repetição e monólogos
solitários ou coletivos, o que significa que não existe colaboração do sujeito
com o outro. Mais tarde passa a existir colaboração tanto na ação quanto no pensamento,
através de ordens, súplicas, ameaças, diálogos, disputas, ações a favor do
"eu" e a partir do seu ponto de vista. O período Conceitual ou Operatório
acontece a partir dos sete anos de idade, a criança elabora signos através de
conceitos, é a linguagem socializada.
De acordo com Piaget a aprendizagem
depende do processo de desenvolvimento do indivíduo, da maturação explicada
pela passagem dos estágios. Para Vygotsky, a aquisição da linguagem depende da interação
do sujeito com o outro no espaço social. As funções psicológicas superiores do homem
desenvolvem-se na interação com o meio, modificadas pela linguagem e
vice-versa, e que vai dar forma ao pensamento e ao caráter do indivíduo, possibilitando
a ação, a imaginação, a memória, etc. Portanto, podemos considerar que aspectos
da maturação biológica podem coexistir com aspectos da interação na aquisição
da linguagem, pois os estudos nos mostram a enorme complexidade de cada uma das
teorias, não podendo excluir nem adotar por completo somente uma delas.
Referencias:
MONTOUYA, Adrian
Oscar Dongo. Pensamento e Linguagem:
Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11,
n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
VIGOTSKI, Lev- Desenvolvimento da linguagem. Acesso em
29/04/18, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE
PPT – A concepção do desenvolvimento de Lev S.
Vygotsky e sua influência no contexto escolar. Disponível no Moodle
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