A partir do século XX, os estudos da aquisição da linguagem estava baseado em uma visão teórica Behaviorista, onde a aprendizagem da linguagem se dava pela exposição ao meio em decorrência da imitação e do reforço, o defensor desta teoria o psicólogo SKINNER, nos traz a ideia de que o aprendizado se dá através de um processo denominado condicionamento operante, onde o indivíduo aprende através de estímulo-resposta-reforço-imitação/experiência, portanto, a aquisição da linguagem procede o desenvolvimento cognitivo. Os behavioristas tendem a enfatizar a influência do meio e ver a criança como um receptor passivo da linguagem, desprezando seu papel no processo de aprendizagem, ainda no modelo skinneriano, o indivíduo é visto como um ser único homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente.
A teoria Inatista tendo como defensor, CHOMSKY é o criador do gerativismo, o primeiro linguista a revelar a complexidade do sistema, nos mostra em sua teoria de que a linguagem é inata, pois é vista como uma dotação genética do ser humano, o sujeito faz uso da sua competência linguística através de uma performance, também hereditária.
A teoria Interacionista de VYGOTSKI considera que aquisição da linguagem se dá através da interação com o ambiente que a criança está inserida, é um processo pessoal e ao mesmo tempo social. A linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança, entre pensamento e palavra existe uma inter-relação fundamental, em que a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento do caráter do indivíduo. Para Vygotski os balbucios e o choro da criança nos primeiros anos de vida são estágios do desenvolvimento da fala que não tem relação com a evolução do pensamento, sendo consideradas como manifestações do comportamento emocional, ressalta ainda que a descoberta mais importante da criança se dá por volta dos dois anos de idade, quando as curvas da evolução do pensamento e da fala se cruzam e unem-se para formar uma nova forma de comportamento, surgindo assim a fala racional ou pensamento verbal, neste período a criança percebe que cada coisa tem um nome, um signo ou um significado. Sendo assim a aquisição da linguagem e seu desenvolvimento possibilitam o avanço cognitivo.
A aquisição da fala sobre a visão de STERNBERG, nos traz que para a criança adquirir a linguagem envolve um dom natural, modificado pelo ambiente, desde o primeiro dia de vida, os bebês parecem estar programados para sintonizar com seu ambiente linguístico, com o objetivo específico de adquirir a linguagem.
Para concluir ao realizar o estudo sobre a aquisição da linguagem, conhecemos e identificamos estudiosos sobre o assunto, e pude entender que cada um teve uma visão, conforme o seu tempo e seus estudos frente a esta teoria importante para nós educadores, é fundamental entendermos como se dá a aquisição da linguagem no desenvolvimento dos indivíduos.
Referência:
SILVA, Samanta Demétrio . Aquisição da Linguagem. Webartigos, Porto Alegre, p. 01 - 12, 2010. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/aquisica-da-linguagem/43208. Acesso em: 01 jul. 2018.
SILVA, Samanta Demétrio . Aquisição da Linguagem. Webartigos, Porto Alegre, p. 01 - 12, 2010. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/aquisica-da-linguagem/43208. Acesso em: 01 jul. 2018.
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