domingo, 22 de novembro de 2015

"Mídia e consumo na produção da infância pós-moderna.”

Pós-modernismo é um processo em desenvolvimento que está marcado pela recente avalanche de inovações tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação e informática, com a crescente influência do universo virtual e pelo consumismo.
Na era atual nada é mais concreto, tempo e espaços estão resumidos a fragmentos, a individualidade predomina sobre o coletivo e o ser humano é guiado pela ética do prazer imediato como objeto prioritário. Busca pela felicidade individual do consumismo. 
A mídia tem forte influência sobre o mito de beleza e juventude, pois esta leva as pessoas a acreditarem que para ter o corpo perfeito, seriam sinônimos de consumir alimentos, de comprar roupas, de procedimentos estéticos ou cirúrgicos para chegar a esse corpo perfeito, beleza essa imposta pela mídia.

As crianças têm vivido no tempo dos objetos, compõem suas vidas de um modo provisório, instantâneo, cambiante e enfermo, essas crianças são atraídas pelo consumismo e são presas fáceis, sabem dos últimos lançamentos de brinquedos das últimas invenções tecnológicas etc. Os assuntos que os rodeiam, as práticas, os grupos que participam e os desejos que manifestam mudam o tempo todo, deixando as crianças assim em constante estado de insatisfação “tudo ao mesmo tempo”.

Um comentário:

  1. Oi Marina! Verdade? "Tudo ao mesmo tempo e agora?" Numa velocidade fenomenal. Disso eu gosto muito! Me encanto, sou mesmo acelerada. Mas e qual é a nossa missão no meio de tudo isso? Que tu achas? O que tua prática te diz?

    ResponderExcluir