domingo, 22 de novembro de 2015

“Erotização na infância”


Análise de uma imagem de propaganda que retrata a erotização infantil

     Essa imagem da marca Lilica Ripilica, que trabalha com artigos infanto-juvenil é voltada especialmente para o público feminino. Essa campanha explicita a questão da erotização dos corpos infantis, e que foi bastante discutida, gerando polêmicas aonde chegou a ser retirada de circulação, nos mostra a imagem de uma criança que está vestida como uma adulta, sentada de forma erótica, que exprime a frase “Use e lambuze”, substituindo a apresentação de pureza, sendo essa uma publicidade inadequada para o público alvo, além sugerir valores ambíguos. A campanha foi criada em 2008 e retirada de circulação em 2009, por ordem do Ministério Público do Estado do Paraná.
      A propaganda desenvolve uma mensagem que induz a uma sexualidade e maturidade não condizentes com o universo infantil, é violenta por instaurar um modelo de infância que desestabiliza a formação da criança, tanto emocional quanto sexual.
      A imagem mostra a criança exposta em pose adulta com a boca lambuzada, um alto teor de sensualidade, o que acaba destruindo sua inocência, a mensagem pode acarretar muitos problemas para o futuro dos pequenos, por serem facilmente manipuladas as crianças crescem e se desenvolvem de acordo com os princípios insaturados pela publicidade.

      Conforme o texto de Jane Felipe e Bianca Salzar Guizzo, essa imagem nos mostra nitidamente a criança como “Pedofilização da sociedade” criança como consumidora e também como objetos a ser consumida.

Um comentário:

  1. Marina ao ler tua postagem, pensei. Ainda bem que temos Ministérios Públicos. Que problema! Infelizmente precisamos trabalhar isso também na escola. Precisamos falar sobre essas coisas entre nós professores, com pais e/ou responsáveis e com os alunos. Também somos formadores de opinião e o assunto precisa ser abordado. Tua escola tem feito alguma coisa a esse respeito? Fico bem curiosa. Ou tu acreditas que não dá para trabalhar isso na escola? Não precisa responder. Mas se desejar fazer algum comentário a partir do meu, faça. Depois me avisa por mensagem moodle que continuamos conversando. Ok? Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir