Neste ano de 2017, tive o prazer de presenciar uma palestra do professor e Doutor em filosofia Gabriel Perissé, a partir de estudos da obra do autor espanhol Alfonso López Quintás, desenvolveu uma proposta chamada Pedagogia do Encontro.
Esta proposta tem haver com a didática e a relação professor/aluno, pensando em uma prática transformadora, de perceber a sala de aula como um espaço de grandes aprendizagens e de excelente qualidade educacional. A pedagogia do do encontro tem uma proposta filosófica e humanista, para que esse encontro aconteça é necessário que haja alguns investimentos em ações e atitudes, um entrelaçamento de iniciativas onde requer uma boa vontade, uma gentileza, uma cordialidade, uma capacidade de ouvir o outro atendendo suas expectativas através do diálogo e respeito mútuo. O encontro é uma experiência bidirecional, ensinar numa perspectiva de diálogo é transformar a sala de aula num palco onde somos personagens protagonizantes uns dos outros, uns ao lado dos outros na busca e na construção de valores e de conhecimentos.
"Na pedagogia do encontro, procuramos o valor genético do conhecimento. Ou , em outras palavras, experimentamos com os outros a alegria da descoberta pessoal. A sala de aula não é o lugar do tédio nem do excesso de trabalho. É o lugar da criatividade." (PERISSÉ, 2012, pg, 86).
Nesta citação do livro, me faz refletir sobre a prática em sala de aula, onde não devemos apenas chegar despejar conteúdos, como se fosse apenas o que importasse, mas tornar este ambiente num espaço de encontro dos alunos com o professor, dos alunos com os alunos e entre todos com o conhecimento, despertando nos alunos sua curiosidade e sua criatividade, pois o essencial é o desenvolvimento pessoal , onde inclui além do desenvolvimento intelectual o afetivo.
Referência:
PERISSÉ, Gabriel. Pedagogia do Encontro. São Paulo, 2012. Ed. Eureka.
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