domingo, 10 de dezembro de 2017

A educação multicultural


O Brasil é um pais com uma sociedade multicultural, um território que abriga povos de origens culturais distintas entre si, onde cada cultura possui suas origens históricas e características e estas devem ser respeitadas. As relações entre estas se dá muitas vezes em forma de rejeição, conflitos ou de aceitação e tolerância em relação ao próximo.
Muitas mudanças acompanhamos no decorrer da história, principalmente em relação aos negros, que aos poucos conquistaram seu espaço na sociedade, ainda hoje li damos com o preconceito, principalmente em relação a cor da pele, muitos são classificados por menos favorecidos, como marginalizados e sem condições de viver com a elite.

"A igualdade que queremos construir assume o reconhecimento dos direitos básicos de todos. No entanto, esses todos são padronizados, não são os "mesmos". Têm que ter as suas diferenças reconhecidas como elementos presentes na construção da igualdade."
(CANDAU, 2002 pág. 127-128)

Para fazer a diferença podemos pensar em uma educação que reconheça o outro, onde as diferenças sejam integradas e não vistas como barreiras e sim como complemento de nossa existência, respeitando o outro e suas particularidades.

Referência:
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educ. Soc.[online].2002, vol. 23, nº 79, pág. 125-161.


Nenhum comentário:

Postar um comentário