sexta-feira, 7 de julho de 2017

Projetos de Aprendizagem

É uma pedagogia construtivista que tem como objetivo promover a aprendizagem através de pesquisas realizadas pelos próprios alunos, partimos então do princípio de que nosso aluno não é uma tábula rasa, é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações para se apropriar de conhecimentos específicos.
Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema de significações, que constitui o conhecimento particular do aprendiz.
Os projetos de aprendizagem partem do real interesse dos alunos e o professor tem o papel de ser mediador no qual ele estimula e auxilia na viabilização de buscas e organização de informações frente a dúvidas do grupo, ele então faz questionamentos, apresenta desafios e provoca os alunos, levando-os a pensarem criticamente e a irem em busca de novos conhecimentos.
O ponto de partida para a construção dos projetos de aprendizagem são de levantar as certezas provisórias e as dúvidas temporárias, ambas são temporárias porque através das indagações, das investigações muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas, as trocas nesse processo são constantes, pois cada ideia, a cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas e replanejadas, assim os alunos aprendem de uma forma colaborativa construindo juntos seus conhecimentos.

Mapa Conceitual

Na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação fomos convidadas a desenvolver um projeto de aprendizagem com as turmas que estamos atuando, como trabalho com uma turma de berçário no início senti algumas dificuldades e dúvidas de como desenvolver um PA com alunos tão pequenos, então comecei a observar meus alunos e percebi a forma de como se encantavam ao ouvir histórias, então decidi trabalhar com diferentes formas de contar histórias, como estava trabalhando com meios de comunicação trouxe então uma caixa surpresa que a cada dia trazia um meio de comunicação e através deles contava uma história para os alunos. A partir de um projeto de ensino surgiu um projeto de aprendizagem, os pequenos esperavam ansiosos a chegada da caixa e ao ouvir a história todos participaram demonstrando interesse e participavam com entusiasmo, foi maravilhoso poder desenvolver esta atividade com os meus alunos, foi uma atividade de grande aprendizagem acredito que para mim e para meus pequenos.






Referências:
FAGUNDES, Léa da Cruz, NEVADO, Rosane Aragón de, BASSO, Marcus Vinícius, BITENCOURT, Juliano, MENEZES, Crediné Silva de, MONTEIRO, Valéria Cristina P. C. Projetos de Aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 14, número 1, Jan - Abril - 2006.
FAGUNDES, Léa da Cruz. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a mudança na Educação. Org, Produção e Arte USP, Estação e Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário