Na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, fomos convidadas a assistir um vídeo da professora Jussara Hoffman, que fala sobre a avaliação da educação infantil, pensando que avaliar é um ato permanente em nossa vida, avaliar na educação infantil é pensar como um aspecto de reflexão sobre nossas práticas à modo de realizar transformações.
Conforme a lei nº 9394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996), o ato avaliativo na educação Infantil, deve ocorrer sem o objetivo de promoção, mas com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
A avaliação para o professor é o momento de parar para acompanhar a construção dos conhecimentos dos alunos, avalia-se para promover melhores oportunidades de aprendizagens, essa avaliação deve ser feita por base no acompanhamento diário, na observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e o progresso de seus alunos.
Atualmente trabalho com uma turma de berçário, tenho um registro diário onde coloco as atividades que são desenvolvidas e descrevo como os alunos participaram e seu desenvolvimento perante a mesmas e se os objetivos foram alcançados pelos alunos, no final de cada semestre é entregue aos pais um parecer descritivo, para construir estes pareceres recorro aos meu relatórios diários, e uso como recurso as fotos que tiro do decorrer das atividades, ainda conto com a participação de duas colegas assim discutimos questões importantes sobre cada aluno.
Avaliar exige observação, reflexão e muita sensibilidade.
Referências:
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A74gphe1nT4 visualizado em 13/07/2017
FARIA, Ana Paula, BESSELER, Lais Helena, A avaliação na Educação Infantil:Fundamentos, Instrumentos e práticas pegagógicas. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 3, p. 155-169, set./dez. 2014
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