O artigo estudado de Paulo Freire (educador) e Antônio Fagundes (filósofo), nos mostra um diálogo, onde discutem as diferentes experiências vividas pelos dois em seus países de origem, confrontando os pontos de vista político e pedagógico, questionam o papel intelectual nas sociedades em transformação e sua relação com as camadas populares, recolocam a importância da relação teoria e prática, viabilizando revisões fundamentais.
Segundo o educador, todo o conhecimento parte de uma pergunta a partir da qual é possível investigar um problema e encontrar respostas para tal, de modo que desenvolva um pensamento criativo, ativo e crítico dos alunos.
A pergunta muitas vezes desperta curiosidade e a crítica e nesse processo é considerável a melhora no desenvolvimento da maneira de pensar, imaginar e criar resultados significativos para o entendimento.
" O conhecer surge como resposta a uma pergunta. A
origem do conhecimento está nas perguntas, ou no
ato mesmo de perguntar."
Paulo Freire
Na interdisciplina de Representação do mundo pelas Ciências Naturais do Curso do PEAD, fomos desafiadas a escrever uma pergunta que poderia desestabilizar as certezas de alguém. Então no meio de uma conversa com meus alunos (faixa etária 05 a 06 anos), perguntei a eles quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Muitos afirmaram que foi a galinha e outros apostavam no ovo, este diálogo rendeu bastante tempo e os pequenos ficaram pensativos, sobre a questão, fizemos uma votação e a maioria votou no ovo.
"Apesar do senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui da outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos.
Referências:
FREIRE, Paulo, FAGUNDES, Antônio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
http//noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redação/2013/09/10/clique-ciencia-quem-veio-o-ovo-ou-a-galinha.htm.
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