Nos estudos da interdisciplina de Estudos Sociais no curso do PEAD, fomos levadas a estudar dois textos interessantes e importantes sobre o ensino de história e geografia nas escolas.
O primeiro artigo de Elza Nadai, "O ensino da história no Brasil: trajetória e perspectiva." Neste texto vimos a institucionalização do ensino de história no Brasil, como influenciou e como ainda influência na sociedade, despertando o nosso pensar histórico como agentes do nosso tempo e a compreensão de si, dos outros e do lugar que ocupamos na sociedade e no dever histórico.
O primeiro artigo de Elza Nadai, "O ensino da história no Brasil: trajetória e perspectiva." Neste texto vimos a institucionalização do ensino de história no Brasil, como influenciou e como ainda influência na sociedade, despertando o nosso pensar histórico como agentes do nosso tempo e a compreensão de si, dos outros e do lugar que ocupamos na sociedade e no dever histórico.
No segundo artigo de Castrogiovanni e Costella, sobre a importância da geografia e cartografia no ensino Básico, nos apresentou exemplos de atividades relacionadas ao espaço onde os alunos estão inseridos, entendi através da leitura do artigo que não podemos nos basear na cópia do real, mas agir sobre ele e transformá-lo, de maneira que possamos compreende-la, cabe então ao professor despertar nos alunos o processo de investigação, levando os mesmos a adquirirem seus conhecimentos através de descobertas.
Referência:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1763264/mod_resource/content/2/NADAI.pdf
https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/54073/1/Congreso-Didactica-Geografia-2015_02.pdf
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