Na interdisciplina de Representação do mundo pelas Ciências Naturais, no curso PEAD- UFRGS, fomos levadas a realizar a leitura dos Capítulos 1 e 2 de "Cartas a um jovem Cientista" de Edward Wilson, onde foi possível perceber a simplicidade desse cientista onde conta algumas histórias de quando era garoto e colecionava insetos, de quando passou um tempo interessado pelas serpentes quando era escoteiro e de como acabou escolhendo as formigas para serem suas companheiras.
Wilson mostra a importância de ser apaixonado pelo que se faz, que a paixão deve anteceder os estudos, esse deveria ser o carro chefe para desenvolvermos um bom trabalho, com amor e dedicação.
"Todo mundo sonha acordado, como um cientista, de alguma forma. Fantasias elaboradas como disciplina são a grande fonte de todo pensamento criativo. Newton sonhava, Darwin sonhava, você sonha. As imagens evocadas são a princípio vagas. Elas podem variar de formato e surgir ou desaparecer. Elas se tornam um pouco mais sólidas quando desenhadas em diagramas em blocos ou folhas de papel, e ganham vida a medida que se buscam e se encontram exemplos reais." (Página 31).
Nenhum comentário:
Postar um comentário