sábado, 28 de janeiro de 2017

Multiplicação e Divisão na Educação Infantil

    Ao analisar algumas atividades realizadas no meu cotidiano, com minha turma de jardim B, pude perceber que em alguns momentos levo meus alunos a refletirem e levantarem hipóteses envolvendo multiplicação e divisão.
  Toledo (1997) afirma que inicialmente o professor deve demonstrar aos alunos por meio de problematização da realidade em tarefas simples inseridas no contexto de sala de aula essa noção básica.
    Levando em consideração a afirmação de Toledo, através de práticas diárias simples como dividir a turma em duplas, em três fileiras onde cada uma contenha o mesmo número de alunos, separar as peças de um jogo conforme o número de participantes, já estamos desenvolvendo em nossos alunos o conhecimento baseado em diversas situações, da manipulação de diversos materiais concretos, da criação de estratégias, da resolução e do estabelecimento das relações.
   Após a leitura do texto Multiplicação e divisão a toda hora, é possível perceber a importância do jogo, pois é uma atividade que propicia desenvolver o trabalho com os campos conceituais, através dele os alunos terão maiores chances de compreender o algoritmo livre de exigências e participando da construção do mesmo, a partir das idéias, sugestões e dos modelos que ele próprio construiu. 

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