Na interdisciplina de representação pelo mundo da matemática, estudamos as possibilidades de trabalhar com as quatro operações no Ensino Fundamental.
Ao ler o texto proposto pela interdisciplina, pude entender que o grande desafio de ensino e aprendizagem de números e operações é de encontrar um equilíbrio adequado em resolver os cálculos e explicar ou compreender os procedimentos utilizados, entendendo esse desafio é que nós professores temos o papel de fazer com que os alunos realizem descobertas, explorem situações desafiadoras, levantando suas hipóteses obtendo assim seus resultados, lembrando que os alunos já possuem alguns conhecimentos prévios antes mesmo de entrar para a escola.
Me deparando com meu trabalho com uma turma de jardim B (05 à 06 anos), desenvolvo o conteúdo de adição e subtração na rodinha, quando realizo a chamada, fazendo a contagem de quantos alunos estão presentes, quantos faltaram, quantos meninos e quantas meninas há na sala.
Através do estudo pude repensar em minha prática em relação a matemática, a importância de trabalhar com a mesma, levando os alunos a interagirem com o conhecimento, na educação infantil a melhor maneira de explorar o ensino de matemática é através de brincadeiras e jogos.
Referência:
BITTAR, Marilena. FREITAS, José Luiz Magalhães. PAIS, Luiz Carlos. Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. SMOZE, Katia Stocco. MUNIZ, Cristiano Alberto. (org.). A matemática em sala de aula. Porto Alegre: 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário