“Brincadeira
de criança, como é bom,como é bom.”
(Grupo Molejo)
Brincar faz parte da infância e embora
pareça diversão, é o momento que a criança está desenvolvendo-se, a brincadeira
é importante na formação do ser humano, muitas vezes a criança usa as
brincadeiras para conhecer o mundo, estas ajudam a desenvolver habilidades
cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais.
Por meio de brincadeiras a criança se
comunica, emite sons e usa a imaginação. Brincar faz parte da aprendizagem,
pois brincando a criança estabelece regras constituídas por si e em grupos, contribuindo na sua integração
com a sociedade,deste modo estará resolvendo conflitos e hipóteses de
conhecimento e ao mesmo tempo desenvolvendo a capacidade de compreender pontos
de vista diferentes dos seus, de fazer-se entender e demonstrar sua opinião.
Toda
criança precisa de um tempo e um espaço para brincar é importante proporcionar
um ambiente rico e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e escolar,
fazer com que explorem diferentes materiais e linguagens através de músicas, gestos
e utilização do próprio corpo, despertando assim sua criatividade.
Minha infância foi marcada por muitas
brincadeiras, ficava brincando na rua onde morava até um certo horário
estipulado por minha mãe, as principais brincadeiras eram esconde-esconde, jogo
de tacos e brincadeiras com bola, era muita diversão até hoje lembro das artes
que fazíamos, algumas vezes haviam brigas pois alguns descumpriam as regras das
brincadeiras, mas tudo muito prazeroso, na escola as brincadeiras era de
pega-pega, verdade ou consequência (poderíamos optar por escolher a verdade,
sempre eram revelados alguns segredos) e STOP, esse último era muito bom pois o
que tinha menor pontuação, deveria pagar uma prenda. Lembro ainda das
brincadeiras de roda com cantigas, pular corda e pular elástico.
Através das brincadeiras as crianças
preparam-se para a vida, respeitar regras e limites, assimilando a cultura que
vive, integrando-se nela, adaptando as condições do meio que habita, aprende a
competir, cooperar com os outros e conviver em sociedade. Não importa a idade,
se é criança, jovem ou adulto é muito bom brincar.
Sim Marina. É muito bom brincar! Não importa a idade. E sabe que também não importa o momento? Tenho percebido que as crianças não brincam como antigamente. Elas não sentam num canto e brincam com as bonecas falando sozinhas, pra sossego dos adultos que os estão cuidando. A não ser que estejam com amiguinhos. As crianças brincam mesmo é ali no meio dos adultos. E querem atenção, participação e companhia. Os adultos é que não percebem. Que se estressam e acabam com a brincadeira na hora. Pois imagina a bola pulando na mesa. Mas não era bola. Na mão e na imaginação da criança era mais um amiguinho que estava na mesa com todo mundo. E se tinha que comer feijão a bola tb vai chegar pertinho do feijão. E vai sair carimbando a toalha de feijão. E o que importa? O diálogo confidente da criança e sua bola ou a toalha limpa? É as vezes brincar não é fácil. Só nós professoras é que entendemos tudo isso. Que tu achas? Como tu percebe teus alunos brincando? Ah na escola é mais fácil proporcionar o momento do brinquedo. Já observastes? As crianças brincam. Mas dificilmente brincam sozinhas. E isso ao meu ver é muito bom. O mundo hoje nos trás pra coletividade. Já não estamos com a sensação de estarmos sozinhos. Driblamos esse sentimento com o acesso a web. Comunicação a todo o instante. Como desejaríamos que nossas crianças ficassem isoladas brincando de carrinho ou boneca como antigamente? Não é de se pensar? Grande abraço, Betynha ;0)
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