segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Níveis de Personalidade

Essa imagem nos dá a ideia de como podemos ver os níveis de personalidade
 ID, EGO e SUPEREGO.





Freud e o Inconsciente

                                                                                                                                                                             
         "Se fosse preciso encontrar numa palavra a descoberta Freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente"
(Segmund Freud)
 O vídeo que estou publicando, ,nos fala a caminhada de Freud.

sábado, 2 de janeiro de 2016

Pensando aprendizagem

1)    O que é aprendizagem?    
Aprendizagem é quando adquirimos conhecimentos através de algum assunto, fatos ou experiências que nos são transmitidas no decorrer da vida, estamos aprendendo constantemente quando observamos e estudamos. Comportamentos esse que nos permite de forma crítica criar novas ideias e gerar novos conhecimentos.

2)      Como ocorre a aprendizagem?
A aprendizagem pode ocorrer de várias formas, como um exemplo as crianças pequenas, que aprendem nos observando e nos imitando, através de estudos, pesquisas, vivenciando experiências, buscando sempre algo novo em todas as fases de nossa vida.

3)    Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
A aprendizagem é o resultado do desenvolvimento, que se dá através de nossas experiências e as mudanças que ocorrem no decorrer de nossas vidas.

4)    Qual a relação entre ensino e aprendizagem?
Estão relacionados, pois não há ensino sem aprendizagem e nem aprendizagem sem ensino. O conhecimento é a base desse processo de trocas entre professores e alunos. O ensino é a resposta da aprendizagem.

5)    Qual a relação entre afeto e aprendizagem?
O afeto é muito importante para a aprendizagem, a criança num ambiente afetivo sente-se segura e motivada, essa deve ser a primeira preocupações do professor, tornar o ambiente escolar prazeroso e haver uma ótima relação entre o professor e o aluno.

6)    Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?

O ensino nas escolas deve ser algo motivador, dando oportunidades para que os alunos busquem conhecimentos, havendo trocas de experiências com colegas e professores, sendo esse um ambiente prazeroso e com muito afeto, onde todos tenham oportunidades de expor suas ideias e esclarecer dúvidas, enfim aprendendo juntos.

Brincar na infância e na educação infantil

               “Brincadeira de criança, como é bom,como é bom.”
                                                                 (Grupo Molejo)

      Brincar faz parte da infância e embora pareça diversão, é o momento que a criança está desenvolvendo-se, a brincadeira é importante na formação do ser humano, muitas vezes a criança usa as brincadeiras para conhecer o mundo, estas ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais.
     Por meio de brincadeiras a criança se comunica, emite sons e usa a imaginação. Brincar faz parte da aprendizagem, pois brincando a criança estabelece regras constituídas por si  e em grupos, contribuindo na sua integração com a sociedade,deste modo estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e ao mesmo tempo desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes dos seus, de fazer-se entender e demonstrar sua opinião.
     Toda criança precisa de um tempo e um espaço para brincar é importante proporcionar um ambiente rico e estimular a atividade lúdica no ambiente familiar e escolar, fazer com que explorem diferentes materiais e linguagens através de músicas, gestos e utilização do próprio corpo, despertando assim sua criatividade.
      Minha infância foi marcada por muitas brincadeiras, ficava brincando na rua onde morava até um certo horário estipulado por minha mãe, as principais brincadeiras eram esconde-esconde, jogo de tacos e brincadeiras com bola, era muita diversão até hoje lembro das artes que fazíamos, algumas vezes haviam brigas pois alguns descumpriam as regras das brincadeiras, mas tudo muito prazeroso, na escola as brincadeiras era de pega-pega, verdade ou consequência (poderíamos optar por escolher a verdade, sempre eram revelados alguns segredos) e STOP, esse último era muito bom pois o que tinha menor pontuação, deveria pagar uma prenda. Lembro ainda das brincadeiras de roda com cantigas, pular corda e pular elástico.
     Através das brincadeiras as crianças preparam-se para a vida, respeitar regras e limites, assimilando a cultura que vive, integrando-se nela, adaptando as condições do meio que habita, aprende a competir, cooperar com os outros e conviver em sociedade. Não importa a idade, se é criança, jovem ou adulto é muito bom brincar.



Criança Projeto: é uma criança desejada que se pretende articular a um projeto de sociedade, para promover mudanças na estrutura escolar e no sistema educacional com um propósito de superar déficits históricos do setor.
Criança Capaz: uma criança a ser instrumentalizada, um ser idealizado capaz de aprender no rumo de seu desenvolvimento.

"Ainda há lugar para as infâncias" Por quê?


 Acredito que sim pois a infância ainda vive e reina, é uma fase passageira intensa e com muitos significados, onde se dá o início da elaboração do caráter, da cidadania, dos valores que levarão para toda a vida, em relação ao meio social que esta criança está inserida.    

Atividade Escrita "nível maro e nível miro".



Comente a frase:
“Não há dúvidas de que precisamos de uma abordagem interdisciplinar, além de encaminhamentos e significações para transportar o conhecimento obtido no nível macro para o nível micro.”
(p. 12 do texto lido)


A frase refere-se à ideia de que devemos dar sentido aos estudos, e relacionarmos a prática, interagindo assim aluno, professor e cotidiano, valorizando as crianças para que possam manifestar-se perante a sociedade sendo um ser participativo e significativo. A forma que se dá o conhecimento sobre as infâncias na sociedade, seria através de uma busca e investigações que podemos entender essa infância como um nível macro de um todo para um nível micro aonde chegamos ao entendimento sendo este o aprendizado da criança.
 
  a)      O que o autor quer dizer com “abordagem interdisciplinar” no estudo sobre infâncias?
  Abordagem interdisciplinar entende-se por uma busca constante de investigações sobre os estudos sobre infância que vai além de teorias para buscar informações resgatando histórias em diversos tempos, para categorizar a infância ou determinar a natureza sociológica como um fenômeno social.
 
b)      O que o autor quer dizer ao se referir aos acontecimentos obtidos num “nível macro”? E aqueles de um “nível micro”?
  Acontecimento de um nível macro é relacionado a um todo em relação à sociedade e a infância, e o micro quando está relacionada ao indivíduo e sua posição na sociedade.
 
c)      Como os conhecimentos de um nível macro se relacionam àqueles de um nível micro?
  Relacionam-se através da inclusão das crianças na produção científica, dando a eles alguma cidadania científica é “incluir a infância analiticamente na sociedade é um caminho para compreender as crianças com mais seriedade”, sendo um modo de contribuir para a constituição de uma cidadania real para as crianças, que ainda está por vir.