quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Infância Pós-moderna.

Relendo a postagem que fiz em 2015, no primeiro semestre do curso de Pedagogia da UFRGS, sobre Educar uma Infância pós - moderna, uma infância onde tudo muda rápido e o tempo todo me fez repensar sobre minha trajetória no curso em relação ao uso das tecnologias nas salas de aula, cada vez mais percebemos crianças explorarem os celulares, tabletes ou computadores, acredito que a escola possa se constituir como um espaço importante de reflexão e problematização destas questões, no sentido de repensar e integrar o uso das tecnologias no ambiente escolar, a modo de utilizá-las para aprendizagem.


Inicialmente, acredito que não podemos pensar em “nós” e “eles”, mas sim nos vermos como um todo integrado, resultante da soma das partes mais as relações que se estabelecem por meio das trocas e da mediação pedagógica. (SCHLEMMER, 2006, p. 40).

Somos de uma “geração analógica”, conhecidos como “imigrantes digitais”, próximos a nós há uma geração de crianças e adolescentes que vivem num mundo digital, numa escola digital, e cabe a nós professores repensar em nossas práticas a modo de deixar nossas aulas mais atrativas para estas crianças e adolescentes.
No meu estágio obrigatório fiz o uso das tecnologias em minhas atividades, trouxe para os alunos vídeos relacionados aos temas dos projetos trabalhados e ainda trabalhamos com jogos digitais, onde foram usados como recursos tabletes e computadores, nestas atividades senti os alunos envolvidos, participaram demonstrando alegria ao utilizar estas ferramentas, onde manipularam com muita facilidade e domínio.

Imagem de arquivo pessoal.


Referência:
SCHLEMMER, Eliane. O professor e o mundo da escola: O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista textual. Setembro de 2006, p.33-42. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2425153/mod_resource/content/4/SCHLEMMER_O%20trabalho%20do%20professor%20e%20as%20novas%20tecnologias.pdf  Último acesso: 23/01/2019.

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