sábado, 17 de junho de 2017

Modernidade Líquida

Na interdisciplina de Gestão e Organização da Educação, fomos levadas a assistir a entrevista do sociólogo Zugmunt Bauman, o pensador da sociedade Líquida.
Bauman um dos mais importantes sociólogos da atualidade lança um olhar crítico para as transformações sociais e econômicas trazidas pelo capitalismo globalizado.
Segundo o sociólogo na modernidade sólida os conceitos, ideais e estruturas sociais eram mais rígidas e inflexíveis, o mundo tinha mais certezas, a passagem de uma modernidade a outra acarretou mudanças em todos os aspectos da vida humana.
A modernidade líquida é marcada por uma passagem da sociedade de produção para uma sociedade de consumo, um mundo de incertezas cada um por si, um momento em que as instituições, as idéias e as relações estabelecidas entre as pessoas se transformam de maneira muito rápida e imprevisível.   Concordo com o sociólogo pois hoje muitas coisas não duram muito tempo, tudo se modifica muito rápido, as transformações e mudanças ocorrem em tempo recorde e assim percebemos nas relações pessoais e profissionais dos indivíduos.
Quando se trata de educação Bauman nos deixa claro que a educação é algo que deve ser pensado durante a vida inteira. 


Referências:
https://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/o-pensador-da-liquidezhttps://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/a-educacao-deve-ser-pensada-durante-vida-inteira-diz-zygmunt-bauman-17275423
http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/zygmunt-bauman-e-a-escola/



Um comentário:

  1. Olá! Que interessante a postagem ela faz a gente compreender muito de nossas dúvidas e faz a gente pensar no nosso cotidiano. De certa forma estamos sendo impactos com essa teoria na escola, no trabalho, na sociedade. Parabéns!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V

    ResponderExcluir