quarta-feira, 24 de maio de 2017

Análise de postagens no blog.

No seminário integrador V, realizamos uma atividade muito interessante, está desenvolveu-se em duplas, onde fomos convidadas a analisar e fazer reflexões sobre as postagens do Blog da colega. 
No primeiro passo completamos o quadro das postagens da colega através de uma análise e no outro momento avaliamos a nossa, no terceiro momento construímos uma última tabela, esta originou-se através de um diálogo com a colega avaliando nossas postagens.
Neste momento pude observar a importância de ter minhas postagens avaliadas por outra pessoa, pois muitas vezes escrevemos não tendo a certeza de como será aceito por quem as lê, e assim dialogando percebi pontos que sozinha não havia percebido, essa ideia de trabalhar em duplas foi interessante, receber críticas nem sempre é fácil, mas estas foram muito significantes e construtivas para minha aprendizagem,pois daqui para frente vou procurar ser mais reflexiva, antes de postar algo no blog. 

Para que as análises fossem feitas, conhecemos alguns tipos de postagens,que são:

DESCRITIVAS - Descreve apenas o que aconteceu em sala de aula, em uma situação de ensino ou aprendizagem, onde não há uma determinada reflexão.

QUESTIONADORAS - Ultrapassam a descrição, apresentam questionamento e posicionamento sobre a prática docente.

REFLEXIVAS/RECONSTRUTIVA - O aluno/professor, apresenta e discute suas ações, que levam a mudanças em relação a sua prática, estabelecendo relações entre a teoria e prática.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Professor reflexivo


"Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo."
                                                                                                                                   Madalena Freire


Essa citação de Madalena Freire me levou a pensar sobre  a importância de ser uma professora reflexiva, pois assim vou modificando e repensando sobre minhas ações, com a finalidade de modificá-la, gerando novas idéias em relação a minhas práticas em sala de aula, esse pensamento reflexivo vai se moldando através de questionamentos e observações vividas diariamente, todo ser humano é capaz de ser reflexivo, acredito que todo professor reflexivo automaticamente formará alunos observadores, questionadores, críticos enfim alunos reflexivos.


Referência Bibliográfica:
ALARCÃO, Isabel, Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Editora Porto, Portugal, 1996.

Fonte de imagem:
https://www.google.com.br/search?q=professor+reflexivo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiavOfGuvzTAhUILSYKHaI8AGEQ_AUIBygC&biw=1366&bih=662#imgrc=Cr2WfO6ib3UcFM: 




terça-feira, 16 de maio de 2017

Centro de interesses

Através de estudos sobre o centro de interesses de Decroly, onde ele nos faz entender sobre a importância de trabalhar com assuntos que atendem as necessidades dos alunos, integrando diferentes áreas do conhecimento, relacionei essa teoria a minha prática. No ano de 2016 estava trabalhando com uma turma de Jardim B, observei o interesse dos mesmos em entender como se dava a separação do lixo e porque haviam lixeiras de diversas cores?
O primeiro passo que demos foi em conversar na rodinha sobre o que sabiam e o que gostariam de aprender, no próximo passo os alunos trouxeram sucatas de casa, com esses materiais trabalhamos matemática (seriação e classificação) e em ciências a importância de preservar o meio ambiente, juntos confeccionamos lixeiras e descartamos o lixo de forma correta. Acredito que os alunos sanaram suas dúvidas, e para eles foi algo significativo pois interagiram e  praticaram o que aprenderam em sala de aula. 

Fotos do trabalho.
Seriação e Classificação com o lixo seco.

Lixeiras

Lixo Orgânico