quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Conceitos de criança

Criança segundo Chris Jenks
 
Criança
Conceito






Selvagem




É uma criança que tem muito que aprender merecedora de estudo um ser social sem nada saber, um componente de uma cultura a ser estudada, um ser não civilizado.






Natural


É uma criança que apresenta seu desenvolvimento biológico e cognitivo, um ser natural a se naturalizar com as etapas da vida, marcadas por diferentes mudanças de fase com significados ideológicos.




Social




É uma criança que se prepara para a vida social, é dita como algo “que vai ser”, a moldagem do indivíduo pela sociedade, inclui ainda as perspectiva sociais.

 O conceito que baliza minhas práticas sociais e da criança natural, pois são crianças que estão conhecendo o mundo em pleno desenvolvimento, e como educador desempenhamos o papel de guiá-los, transmitindo conhecimentos e aplicando práticas educativas para cada etapa de sua vida.

Um comentário:

  1. Oi Marina. Interessante que quanto mais a gente estuda, mais conceitos nos aparecem. Didaticamente aqui temos os conceitos de crianças. Independente dessa divisão didática eu sempre afirmo que criança é tudo de bom! Terias alguns exemplos de atitudes de crianças que merecem ser valorizadas? A escola aonde trabalhas fala sobre as crianças em reunião de pais? Faz essa população (pais e/ou adultos responsáveis pelos alunos) refletirem sobre a importância de se investir nessa fase? Tu percebes que a escola tem esse papel? Que me dizes? Fiquei bem curiosa para saber. Se fizeres comentários aí, a partir do meu comentário, por favor me avisa por mensagem moodle. Se não avisada posso demorar a encontrar teu comentário e nossa comunicação fica mais lenta. Ok? Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir