quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Conceitos de criança

Criança segundo Chris Jenks
 
Criança
Conceito






Selvagem




É uma criança que tem muito que aprender merecedora de estudo um ser social sem nada saber, um componente de uma cultura a ser estudada, um ser não civilizado.






Natural


É uma criança que apresenta seu desenvolvimento biológico e cognitivo, um ser natural a se naturalizar com as etapas da vida, marcadas por diferentes mudanças de fase com significados ideológicos.




Social




É uma criança que se prepara para a vida social, é dita como algo “que vai ser”, a moldagem do indivíduo pela sociedade, inclui ainda as perspectiva sociais.

 O conceito que baliza minhas práticas sociais e da criança natural, pois são crianças que estão conhecendo o mundo em pleno desenvolvimento, e como educador desempenhamos o papel de guiá-los, transmitindo conhecimentos e aplicando práticas educativas para cada etapa de sua vida.

Infâncias étnicos-raciais

Com base no texto
    "A diferença étnico-racial em livros brasileiros: análise das três tendências contemporâneas"
                                               Escrito por Edgar R. Kirchof, Iara T. Bonin e Rosa M. H. Silveira.

 1ª Tendência: são apresentadas histórias onde a diferença étnico-racial é retratada em situações de racismo, que ao longo do enredo esse conflito é superado através de diálogo, uma lição de aceitação do diferente.
2ª Tendência: os personagens negros participam do enredo onde os conflitos não decorrem diretamente de questões étnicos-raciais e que a negritude não é caracterizada como elemento principal.
3ª Tendência: visa a diversidade e a diferença de forma geral.

Literatura infantil e questões étnicos-raciais

       
                                   Minha família é colorida

Conta a história do menino Ângelo que tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelo encaracolado, uma mãe de pele branca, uma avó que é negra .... Por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece?
Sua mãe com toda paciência explica que todas as suas raízes vem de longe, em lugares que Ângelo nem imaginava e isso fez com que tenham pedacinhos diferentes, de pessoas diferentes.
Esse livro encontra-se na segunda tendência onde não há situações de discriminação e sim com o estabelecimento a diversidade.